Depois de três anos dedicados à família, o Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, considerou que estava na altura de “pôr a família enquanto escola de valores, da fé, a fazer o caminho do triângulo, refletindo sobre os Sacramentos da Iniciação Cristã: o Batismo, a Eucaristia e depois o sacramento da Confirmação”.

O Bispo da Diocese apresentou no passado sábado, dia 5 de outubro, as linhas orientadoras do Ano Pastoral 2019 – 2020 de­dicado ao ‘Sacramento do Batismo – Caminho de Santidade’, que desafia os católicos da Diocese uma reflexão sobre o primeiro dos sacramentos da iniciação cristã: o Batismo.

“Desafio-vos para este ano delinearem um percurso que ajude a compreender da maneira mais profunda os percursos da fé cristã, sentindo a alegria de ser batizado, de receber o Espírito Santo, o Senhor que dá a Vida para se entregar totalmente a Deus, um caminho de compromisso que é o caminho da santidade”, destacou D. António Luciano.

A apresentação, que decorreu durante o Encontro Diocesano de Agentes da Pastoral, no Centro Pastoral de Viseu, juntou Padres, consagrados e leigos, e serviu também para a apresentação dos planos pastorais das paróquias, secretariados, movimentos, obras e institutos que desenvolvem missão na Diocese de Viseu.

A partir da projeção de um slide com uma vela acesa, D. António Luciano lembrou que, a par do acolhimento, a vela, uma das componentes da cerimónia batismal, “simboliza precisamente a luz que recebemos do batismo, que nos fez filhos de Deus, irmãos de Jesus Cristo” e “o caminho da santidade”.

O Bispo explicou que ao longo do Ano Pastoral a catequese e toda a vivência pastoral irão ser orientados para a abordagem do sacramento do Batismo, alertando para a importância de refletir sobre os conteúdos a apresentar, desde os catecismos à própria preparação para este sacramento, junto dos pais e dos padrinhos, bem como das próprias comunidades, chamadas a refletir sobre a importância deste caminho batismal . “A fé é uma adesão pessoal do homem a Deus, mas claro que uma criança não pode manifestar essa fé, por isso, tem de ser ajudada pelos pais e padrinhos, a fazer a caminhada da catequese, para assumir um dia como adultas essa responsabilidade”, evidenciou.

Ao partilhar partes de um texto de reflexão sobre o sacramento do Batismo que está desenvolvido na Carta Pastoral, ainda em processo de impressão, o Bispo da Diocese justificou a abordagem do tema do Batismo afirmando na reflexão proposta que, “como membros da uma comunidade cristã, conscientes de sermos o povo de Deus em caminhada Pascal, membros vivos do Corpo de Cristo a sua Igreja, descobrimos a riqueza da nossa vocação e do caminho de santidade que devemos fazer na alegria, dom do Espírito Santo.

“Na Igreja todos somos chamados à santidade e o Sacramento do Batismo é a porta da fé que se abre sempre a quem quer entrar por Ela para ser verdadeiramente filho de Deus e membro empenhado na vida da Igreja. Jesus disse: ‘Eu sou a porta, ninguém vai ao Pai senão por mim’. Tomemos consciência da grandeza do Sacramento do Batismo e do seu valor na nossa vida. Aprofundemos em cada dia com a escuta da Palavra e a oração o mistério de sermos cristãos e de termos a Igreja como nossa Mãe”, desenvolveu.

Nova data para o Dia da Diocese

D. António Luciano apresentou ainda o Plano Pastoral para a Diocese, que está a ser organizado para os próximos três anos, avançando que depois de um ano dedicado ao Batismo, seguir-se-á 2020 – 2021 dedicado à Eucaristia e, terminando, 2021 – 2022 dedicado à Confirmação.

Das várias novidades divulgadas por D. António Luciano, destaca-se a alteração do Dia da Diocese para 26 de abril, III Domingo do Tempo Pascal, sendo esse dia em 2020 “o grande dia batismal da Diocese”.

O Encontro Diocesano terminou na Sé com a celebração da Eucaristia pelo Bispo da Diocese. Durante a celebração foram entregues os diplomas aos alunos da Escola da Fé.

G.I./J.B.:EA