“Dar-vos-ei pastores, segundo o meu coração”, para que apascentem o rebanho que lhes foi confiado, foi tema de reflexão de D. António Luciano, a propósito da passada Semana de Oração pelas Vocações Sacerdotais, face à pertinente necessidade de vocações sacerdotais para a vitalidade da Igreja.

“Na senda do serviço e da proximidade deste grande pastor e santo (S. Frei Bartolomeu dos Mártires), junto do seu povo, servindo com ardor e luz a Igreja, acredito que o Senhor nos está a chamar a um caminho de santidade, a um sinal de autenticidade de vida capaz de suscitar na Igreja em Portugal e de modo especial na nossa Diocese de Viseu, sufragânea da Arquidiocese de Braga, mais vocações sacerdotais”, refere D. António Luciano, na sua nota Voz do Pastor, publicada no Jornal da Beira da passada semana, apelando à “oração perseverante dos fiéis” pedindo “incessantemente novos seguidores de Cristo, o bom Pastor”.

Realçou a importância de “fazer dos nossos Seminários verdadeiras escolas de formação e discernimento vocacional” e de “criar uma cultura vocacional junto dos nossos adolescentes e jovens para não terem medo de acolher a   vocação sacerdotal como um dom precioso que Deus oferece à sua Igreja”.

O nosso Bispo, tendo procedido a novas nomeações de párocos, agradece “a todos os padres que aceitaram novos serviços pastorais na diocese, quer como párocos das diversas paróquias, quer noutros serviços diocesanos, tais como os vigários gerais e outros vigários, os serviços da cúria diocesana, os membros do conselho presbiteral, os arciprestes, os responsáveis dos seminários, dos secretariados, dos departamentos, obras e serviços, os assistentes espirituais, os responsáveis de capelanias, de fundações e demais serviços diocesanos que foram providos com novas nomeações”, agradecendo também “aos consagrados e leigos a disponibilidade e alegria ao aceitaram a nomeação para diversos serviços e setores da pastoral”.

No seu agradecimento, D. António refere especialmente “os sacerdotes que deixaram e deixam o serviço paroquial por limite de idade, ou outros serviços por razões justificáveis” e “todos os que aceitaram mudar de paróquias e os que vieram de fora da Diocese (do Brasil e Angola) para assumir responsabilidades paroquiais na nossa Diocese”.

Termina os agradecimentos pedindo “que rezemos juntos pelo aumento das vocações sacerdotais”.

G.I./J.B.