Posição surge após mudança de posição política dos EUA sobre colonatos.
O Vaticano reafirmou hoje o seu apoio à solução de dois Estados para o conflito entre Israel e Palestina, comunicado que surge após a mudança de posição política dos EUA sobre os colonatos israelitas.
“Diante de decisões recentes que ameaçam minar ainda mais o processo de paz entre israelitas e palestinos e a já frágil estabilidade regional, a Santa Sé reitera sua posição na solução de dois Estados para dois povos, como a única maneira de alcançar uma solução definitiva de Este conflito de longa data”, assinala a nota oficial.
A Santa Sé manifesta o seu apoio ao “direito do Estado de Israel de viver em paz e segurança dentro das fronteiras reconhecidas pela comunidade internacional”, realçando que “o mesmo direito pertence ao povo palestino e deve ser reconhecido, respeitado e aplicado”.
O Vaticano espera que as duas partes, “negociando diretamente entre si, com o apoio da comunidade internacional e em conformidade com as resoluções das Nações Unidas”, cheguem a um “compromisso justo que leve em consideração as aspirações legítimas dos dois povos”.
A administração norte-americana anunciou na segunda-feira que os Estados Unidos da América deixam de considerar os colonatos israelitas na Cisjordânia como “contrários ao direito internacional”, abandonando a posição que defendia desde 1978.
Em resposta, o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos reiterou que os colonatos israelitas em territórios palestinos ocupados são ilegais.
No final de 2017, o presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, reconheceu oficialmente Jerusalém como a capital de Israel.
G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Papa, Pastoral