O Conselho Presbiteral da Diocese reuniu ordinariamente, no Seminário Maior, no passado dia vinte e cinco de novembro, presidindo D. António Luciano, no Seminário Maior de Viseu.

Um dos temas abordados foi o Regulamento Geral da Proteção de Dados, no sentido de o aprofundar nas suas implicações legais e implementar na prática pastoral, nomeadamente nos registos de dados que a acção pastoral da Igreja implica.

A programação pastoral também foi objecto da atenção dos conselheiros, surgindo propostas para a organização do Dia da Igreja Diocesana, previsto para 26 de abril de 2020, III Domingo da Páscoa, início da Semana de Oração pelas Vocações Consagradas. O contexto da celebração será o da temática deste ano pastoral – o Batismo. Pretende-se que a Jornada possa ter uma ampla participação dos diversos sectores da vida diocesana, com atenção à envolvência intergeracional, olhando a realização da Jornada Mundial da Juventude.

A formação e funcionamento do Conselho Pastoral Diocesano também preencheu algum tempo da reunião do Conselho Presbiteral, que se debruçou também sobre o modo de aproveitar e dar vida aos espaços pastorais de que o Seminário Maior dispõe.

G.I.