D. António Luciano, considerou o trabalho dos Movimentos Apostólicos de leigos “importante para a vitalidade da Igreja” e deixou um desafio: “onde a hierarquia não chega podeis estar lá e sei que o fazeis. Força e coragem para não desanimarem no desafio que tendes dentro de vós”.

O nosso Bispo, D. António Luciano, presidiu à cerimónia de renovação do compromisso apostólico de serviço em missão dos vários Movimentos Apostólicos da Diocese, na celebração do passado domingo, 24 de novembro, na Sé de Viseu, Dia de Cristo Rei do Universo.

Durante a Eucaristia, que contou com a participação de mais de uma dezena de Movimentos, Associações e Obras Laicais, o Bispo pediu às instituições de leigos para trabalharem no sentido de “criar um mundo espiritualizado e cheio de graça”, indo ao encontro de um pedido do Papa Francisco que na abertura do mês missionário extraordinário (outubro) apontou as periferias “culturais e religiosas” como prioridade da missão da Igreja Católica. “O que carateriza cada Movimento é o seu carisma. Cada Movimento completa o Corpo de Cristo. […] Tal como o Papa Francisco pede, temos de ser uma Igreja das periferias”, reforçou D. António Luciano, com uma salva de palmas para quem estimula o trabalho dos leigos na vida da Igreja.

O Bispo destacou ainda a “importância do caminho laical” na missão da Igreja Católica, pedindo em Dia de Cristo Rei que “o amor, a justiça e a paz se transformem num bem maior”.

A Diocese de Viseu conta com cerca de 30 Movimentos, Associações e Obras Laicais. Cada movimento exerce funções diferentes junto das comunidades de católicos, sendo chamados a intervir, como cristãos comprometidos, na “inovação, no trabalho, na fé, na política, nas relações sociais, na vida económica e em tudo o que diz respeito à pessoa humana em sociedade”, acolhendo orientações e propostas da Igreja Católica.

G.I./J.B:EA