Estas palavras de Jesus proferidas no contexto da caminhada para Jerusalém e do discurso antes da celebração da última Ceia, levam-nos a sentir quanto era importante para o projeto do anúncio do Evangelho os discípulos viverem uma vida de comunhão e unidade com o seu Mestre.

Vamos celebrar de 18 a 25 de janeiro o Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos, expressão da vivência e experiência ecuménica, que todos os cristãos, membros das diversas Igrejas, devem testemunhar para que muitos acreditem em Jesus Cristo.

Esta é uma oportunidade proposta às Igrejas cristãs: rezarem juntas pela unidade de todos os que acreditam em Cristo, Ele que nos pediu para nos unirmos à Sua pessoa, no compromisso da Palavra anunciada por Jesus, o bom e único Pastor.

O Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2020 foi preparado pelas Igrejas cristãs das ilhas de Malta e do Gozo e o tema para a celebração, oração e reflexão foi tirado do livro dos Atos dos Apóstolos: “Trataram-nos com uma amabilidade fora do comum” (cf. Atos 28,2). Esta frase é retirada do relato do naufrágio de São Paulo com os seus companheiros junto à Ilha de Malta, das dificuldades sentidas, o modo como foram salvos e como os nativos mostraram por eles uma benevolência fora do comum.

Rezemos pela Unidade de todos os cristãos e saibamos acolher aqueles que estão no meio de nós, principalmente os emigrantes que pertencem a outras Igrejas cristãs. Que todos sejamos capazes de dar passos para criarmos verdadeiras estruturas ecuménicas.

Recordo que no final do Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos, somos convidados no terceiro Domingo do Tempo Comum, a 26 de janeiro de 2020, a celebrar a convite do Papa Francisco, o “Domingo da Palavra de Deus”.

Preparemos este domingo, em espírito de festa e dedicação especial à Palavra de Deus e ao lugar que esta deve ter na vida da Igreja e de cada cristão.

+ D. António Luciano,

Bispo de Viseu