O Bispo de Viseu, D. António Luciano, considera que a realidade da saúde é “um mundo muito complexo, como sempre foi, mas também desafiante”, depois de ter visitado o Centro de Saúde Mental de Abraveses e o Centro Hospitalar Tondela-Viseu durante a quadra natalícia.

D. António Luciano, que trabalhou como enfermeiro nos Hospitais da Universidade de Coimbra, afirma que as doenças são cada vez mais e que espera que as respostas “sejam as melhores”. As visitas ao Centro Hospitalar Tondela-Viseu e ao Centro de Saúde Mental de Abraveses foram “muito importantes” para o Bispo da Diocese, permitindo não só o contacto com os doentes, como também com os médicos, enfermeiros, técnicos operacionais, voluntários e com as famílias dos doentes.

O Bispo de Viseu, durante a quadra natalícia, também visitou o Estabelecimento Prisional de Viseu e o Estabelecimento Prisional do Campo. “O contacto com estas pessoas é sempre muito gratificante para quem as visita e para elas também, porque precisam da nossa presença, da nossa amizade e da nossa ajuda”, acrescenta D. António Luciano.

O Bispo da Diocese acredita que a relação que os cristãos devem ter com os doentes e com os reclusos deve ser uma “relação de Fé”. “Visitar os doentes e os presos, estar atento às necessidades dos outros, são uma obra de misericórdia”, reflete o Bispo de Viseu.

GI

Beatriz Almeida, Jornal da Beira