Como estava agendado no plano pastoral diocesano, efetuou-se um curso para Animadores Dominicais na Ausência de Presbítero (ADAP). O Secretariado Diocesano de Pastoral Liturgia orientou este curso, durante dois sábados – 11 e 25 de janeiro – no Centro Pastoral de Viseu, terminando num ato litúrgico presidido pelo Sr. Bispo, que entregou a cada um o cartão identificativo respetivo, que credencia para o exercício deste ministério litúrgico. Este foi já o sexto curso desde 2005, e nele participaram dezassete cristãos de dez paróquias da Diocese.

Os motivos de fundo da necessidade destes servidores da Palavra, tem como motivos, entre outros: a falta de sacerdotes e, consequentemente, de párocos, assumindo alguns padres o paroquialidade de cinco ou mais paróquias; o aumento, por isso, de comunidades paroquiais onde não é possível a celebração eucarística todas as semanas ao domingo, não só em sedes de paróquia, como noutros lugares onde, habitualmente, se celebrava a eucaristia; os tempos próximos, não são animadores nem promissores, no nosso país e na Europa em geral, quanto ao surgimento de novas vocações; a dificuldade de deslocação de tantos cristãos às igrejas onde se celebra a eucaristia dominical. A Igreja, mãe solicita e atenta aos sinais dos tempos, propõe e sugere, por isso, este tipo de celebrações, para que todos os cristãos vivam, do modo possível, o dia do Senhor, elaborando um ritual próprio, como guião, aprovado pela Santa Sé.

Não se trata de uma celebração eucarística “de segunda”, nem da substituição da Missa Dominical, nem de cumprimento de preceito, mas, tão somente, de possibilitar que a Palavra de Deus e a Comunhão Eucaristia, com o pão consagrado em celebração anterior, continuem a alimentar os cristãos que dele necessitam.

Neste momento na Diocese de Viseu, ocorrem dezenas de celebrações da Palavra em várias comunidades que, assim, se podem nutrir com o Pão da Palavra e o Pão Eucarístico, sem perder o sentido de comunhão com Cristo e com a Igreja. Ao serviço da Palavra, estão, atualmente, cerca de oitenta Animadores Dominicais na diocese de Viseu.

Secretariado Diocesano da Pastoral Litúrgica,

GI