Este é um dos objetivos do caminho da espiritualidade cristã e da experiência de fé que nos conduz à Páscoa de Jesus.

Porque estamos a viver uma Semana dedicada à Cáritas com o tema: ”Amor é agora”, gostaria de partilhar convosco como somos chamados a olhar para a missão da Cáritas com muita fé, com esperança jubilosa e com uma partilha generosa para com os mais necessitados, sejam eles quem for. Nós sabemos que todo o amor implica sofrimento, por isso devemos amar e aprender a sofrer no envolvimento do mistério da Cruz e da Ressurreição. São atualíssimas as palavras da Gaudium et Spes, nº 1: “As alegrias e as esperanças, as tristezas e angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo; e não há realidade alguma verdadeiramente humana que não encontre eco no seu coração”.

Que o nosso coração esteja atento a todos, sem angústias, com esperança, com confiança e serenidade nas decisões. Deus está sempre connosco e nunca nos abandona, nesta Quaresma, mais uma vez pelo caminho da Cruz nos conduz à glória da Ressurreição.

Faço um apelo a todos para que nestes dias e no Domingo sejamos generosos partilhando o nosso pão e as nossas generosidades com a Cáritas Diocesana e Nacional.

Saibamos viver o momento nacional e internacional da pandemia Coronavirus- Covid 19 com muita paz e confiança nas autoridades sanitárias, utilizando os meios profiláticos que nos foram propostos pela Direção Geral de Saúde e pelo Secretariado da Conferência Episcopal como algo que nos deve tranquilizar e não atormentar. A prevenção é sempre algo importante em qualquer situação.

Solidários e próximos espiritualmente com as pessoas, rezemos pelas vítimas mortais e por aqueles que estão infetados. Deus continua sempre a cuidar de nós. Lutar contra a doença, contra o coronavírus pelas várias formas de prevenção, cumprindo regras é a melhor forma de espalharmos a vitamina do amor, aqui e agora.

† D. António Luciano,

Bispo de Viseu