Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

A PASTORAL VOCACIONAL NA DIOCESE DE VISEU…

A Pastoral Vocacional na Diocese de Viseu está a reiniciar um novo ciclo de continuidade e descontinuidade de todo o trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos anos. Continuidade porque se propõe a perseguir o objetivo de sempre, ou seja, acompanhar a pessoa, especialmente os mais jovens, no seu caminho existencial para que, através de um processo de discernimento, possam descobrir o seu projeto de vida e a sua missão e realizá-lo com alegria, abrindo-se ao encontro com Deus e com os outros. É esta a tela de fundo: cuidar o nascimento, o discernimento e acompanhamento das vocações.

E descontinuidade porque os tempos mudaram e continuam a mudar, talvez mais ainda neste contexto pandémico de incerteza e especulação em que nos movemos, obrigando à busca de respos- tas e ferramentas pastorais atualizadas e encarnadas de acordo com a realidade presente. Simultaneamente, porque foi nomeada uma nova equipa de trabalho para o Secretariado Diocesano das Vocações composta por dois sacerdotes, uma consagrada e três leigos. No fundo, trata-se de um serviço estruturado e organizado da igreja particular de Viseu que serve de suporte para ajudar a conduzir e promover a vida vocacional da comunidade cristã no seu conjunto e estabelecer pontos de contacto com os agentes vocacionais presentes no território diocesano.

REALIDADE ATUAL DAS VOCAÇÕES…

A leitura que podemos fazer da realidade atual da situação vocacional é de que existe uma conotação negativa, redutora e distorcida do conceito de vocação e da pertinência do exercício da pastoral vocacional. A palavra vocação não pode ser reduzida apenas à vocação sacerdotal ou à vida consagrada. É necessário libertar o conceito de vocação de um contexto fechado e alargar o seu sentido e envolvência nas diversas dimensões da vida de cada pessoa. A preocupação da Igreja não se circunscreve a uma só modalidade de vocação, mas à vida inteira como resposta à chamada de Deus nas suas diferentes formas de compromisso.

É necessário dar o salto e dirigir um novo olhar para a dimensão vocacional e perceber, de uma vez por todas, que a vocação é o chamamento de Deus para uma missão ou um serviço a concretizar.

Nessa medida, na nossa Diocese a promoção de uma cultura vocacional continua a ser uma prioridade inadiável que requer conversão pastoral.

PERSPETIVAS DE FUTURO…

As perspetivas devem ser otimistas e corajosas. É preciso arriscar caminhos novos mantendo a ousadia criativa. Apesar das aparências negativas do quadro que implica os diversos estados vocacionais que se contemplam dentro da igreja, é necessária coragem para enfrentar os novos tempos com a esperança que vem do Evangelho, e audácia, para explorar novos horizontes e lançarmo-nos sem medo na missão que nos foi confiada.

No entanto, a grande questão que se coloca é esta: Como tornar a pastoral vocacional numa prioridade atrativa para todos?

São vários os passos que teremos de dar para repor e promover uma Cultura Vocacional na nossa Diocese de forma encarnada e diferenciada:

1º Opção por uma pastoral de con- junto e integrada no âmbito da pastoral ordinária. Toda a ação pastoral deve ser vocacional, e nessa medida, a pastoral das vocações é transversal a todos os outros âmbitos da pastoral.

É necessário deixar o velho e gasto conceito de trabalho por setores pastorais independentes. Existe uma relação muito estreita e vinculativa entre a pastoral vocacional e a pastoral da família e da juventude, e implicitamente com todos e cada um dos âmbitos de pastoral geral ordinária.

2º Apostar na sensibilização e conversão das famílias e das paróquias. É necessário converter as nossas comunidades paroquiais em espaços familiares de acolhimento, de proximidade onde as pessoas se sintam em casa e amadas. A aposta decisiva dos párocos e dos agentes da pastoral deve começar pela conversão da família, incutindo-lhe o espírito familiar, isto é, criar uma “Família de famílias” que promove a “Cultura da Família” e apura a sensibilidade vocacional, na qual cada membro é chamado a implicar-se.

3º Articular a promoção vocacional com as instituições de ensino através da disciplina de Educação Moral Religiosa católica, e com os arciprestados através de uma rede de agentes vocacionais, promovendo um percurso de práticas catequéticas e kerigmáticas concretas.

LEITURA DA MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO DESTE ANO…

Na mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações de especial Consagração que o Papa Francisco dirigiu este ano à Igreja, sobressaem 4 palavras-chave: gratidão, coragem, tribulação e louvor. Na nossa perspetiva, o Sumo Pontífice procurou ligar e enquadrar a sua mensagem às circunstâncias de tribulação originadas pelo Covid-19, a partir do episódio da tempestade na travessia do Lago Tiberíades (Mt 14,22-33). Deste modo, procurou encorajar todos os fiéis a enfrentarem os desafios e a vencerem as tempestades de cada dia caminhando ao encontro do Senhor Ressuscitado. O Papa segue a sua linha programática de renovação da Igreja em chave missionária e pede que se volte a refletir sobre o “mistério do princípio”, isto é, recuperar o projeto de Jesus na frescura original do Evangelho.

REALIDADE ONLINE DA VIGÍLIA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES…

A vigília de oração realizada via online a partir da capela do Seminário Maior no passado sábado foi mais um dos muitos momentos e contributos que a diocese quer fazer chegar a casa dos cristãos. Esta iniciativa enquadra-se num conjunto vasto de propostas que a diocese tem trabalhado, como por exemplo, a transmissão diária da eucaristia e momentos formativos.

Com a suspensão das atividades diocesanas, arciprestais e paroquiais, devido às circunstâncias atuais de pandemia, foi necessária uma reinvenção e readaptação para que as famílias e todos os cristãos não ficassem privados de continuar a fazer a sua experiência e caminho de fé.

Na nossa Diocese quisemos privilegiar e assinalar, de modo especial, o início da semana das vocações com a transmissão online do Dia da Diocese, a partir da Catedral de Viseu, e encerrá-lo com uma Vigília de Oração no sábado e a celebração da Eucaristia dominical presidida pelo nosso Bispo, D. António Luciano.

Paralelamente, no Secretariado Diocesano das Vocações surgiu o projeto CHAMADA que tem produzido e partilhado subsídios pastorais com propostas, vídeos, sugestões de oração, atividades, etc., divulgados nas redes sociais e nas plataformas digitais.

UMA MENSAGEM AOS QUE SE SENTEM CHAMADOS…

Aos jovens que se sentem chamados, especialmente, aqueles que ponderam o sacerdócio, a vida consagrada, ou o matrimónio, queremos dizer-lhes que não tenham medo de dar o seu SIM ao chamamento que Deus lhes faz. Sintam-se chamados a empenhar-se de modo gratuito, segundo o estilo de voluntariado e serviço, doando o vosso próprio tempo, a vossa própria competência com a marca da alegria, da coragem, da criatividade e da originalidade do Evangelho.

Sejam promotores de uma evangelização sempre nova, que saia do “adro da igreja”, da vossa zona de conforto e permita gerar novas vocações.

Fonte: Jornal da Beira 7.5.2020

CategoryBispo

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: