Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu

Começámos a sair do confinamento… Para alguns jovens a escola, mais propriamente as aulas presenciais vão ser retomadas… O que lhes dizer neste momento de recomeço? Que atitude devemos incentivar e promover?

O Papa Francisco, no domingo passado deu-nos pistas, para encontrarmos as respostas, convidando à confiança em Jesus como forma de enfrentar as dificuldades da vida, “Jesus sabe que, na vida, a pior ansiedade, a perturbação, surgem da sensação de não sermos capazes, de nos sentirmos sozinhos e sem pontos de referência diante do que acontece. Essa angústia, na qual se somam dificuldades, não pode ser superada sozinhos”, declarou. “Há o caminho de Jesus, o caminho do amor humilde, da oração, da mansidão, da confiança, do serviço aos outros. Não é o caminho do meu protagonismo, é o caminho de Jesus protagonista da minha vida”, realçou.

Vem-me à memória uma passagem do Salmo 26 “Confia no Senhor, sê forte. Tem confiança e confia no Senhor”. Assim seguindo estas pegadas, encontramos a palavra ESPERANÇA, como mote para este recomeço.

Cheios da Esperança, que nos vem do Amor que Jesus tem por cada um de nós, devemos recomeçar as nossas atividades profissionais e/ou escolares adaptando-nos o melhor que sabemos e podemos, reinventando-nos assim para esta nova realidade que amanhece.

Estamos num momento de transformação, de metamorfose como a borboleta… Necessitamos de ter coragem, de continuar a lutar por aquilo em que acreditamos, de ser resilientes, na certeza de que, com Jesus, nos tornaremos, tal como as belas borboletas, em seres mais fortes, em pessoas capazes de alcançar tudo aquilo que o Senhor pede a cada um, individualmente.

Também nós, agentes da Pastoral Juvenil, professores, no fundo todos os que de alguma forma se relacionam com a juventude, necessitamos ser fortes, ter coragem e resiliência, confiando no Senhor, cheios de esperança, para que perante estes novos desafios, consigamos adaptar os nossos processos, transformar a nossa forma de acolher e acompanhar os jovens.

A juventude atual pede, quer aos agentes juvenis em particular, quer à Igreja como um todo, que se tornem próximos, que façam um caminho de proximidade, como Jesus fez com os Discípulos de Emaús, caminhando junto a eles, não deixando ninguém para trás… Pede-nos que deixemos o trabalho para as massas e nos voltemos para o um para um, nos transformemos numa Igreja de proximidade, numa Igreja que conhece cada uma das suas ovelhas.

Para que isso se torne uma realidade, “A oração em primeiro lugar, depois as outras coisas. Mas quando as outras coisas tiram espaço à oração, algo não funciona”, advertiu o Papa Francisco. É este o caminho de Jesus. O caminho através da Oração, que invoca o Espírito Santo, para que aconteça o Pentecostes em cada um de nós, pois como dizem as escrituras “Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles”, libertando-nos assim das trevas de continuar a fazer o mesmo, mudando apenas a forma e o canal, numa realidade que já não é a mesma, trazendo-nos a Luz da proximidade, criatividade e adaptação à nova realidade. Rezemos então, neste mês de maio, mês do recomeço, pela nova Luz neste trabalho. Avé Maria…

3… 2… 1… Veni, Sancte Spiritus!

Fernando Chapeiro, Diretor da Pastoral Juvenil Diocesana

CategoryDiocese