Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Para conhecimento do povo de Deus e de todas as pessoas de boa vontade.

As mudanças de serviços na Igreja devem ser sempre motivo para a maior glória de Deus e para um bem maior espiritual do seu povo.

Mesmo em tempo de pandemia, houve necessidade de, em diálogo com os sacerdotes, consagrados, leigos e outros colaboradores, discernir qual a vontade de Deus para responder com generosidade, fruto da oração aos novos serviços que a Igreja Diocesana nos pede. As novas nomeações devem ser sempre avaliadas numa linha de fé, de esperança, de caridade, de disponibilidade interior e de serviço generoso à Igreja. Tendo presente o maior bem dos sacerdotes, diáconos e povo de Deus, atendendo ao limite de idade, a razões de saúde ou outras prioridades dos Institutos de Vida consagrada masculina, fazemos as seguintes nomeações diocesanas:

1. Pároco da Paróquia do Campo de Madalena Padre João Miguel Silva Soares (Moderador) e o Padre Pedro António da Silva Guimarães a colaborar na pastoral diocesana e da congregação, assume também a responsabilidade de Vigário Paroquial.

Até ao presente servem as paróquias de Orgens e de São Salvador na cidade de Viseu nos últimos seis anos. A pedido do Provincial e do seu Conselho, deixam estas paróquias e assumem a designada paróquia dando continuidade à comunidade ereta canonicamente na Diocese há 49 anos e que agora muda de residência para a paróquia do Campo de Madalena, que será a nova sede da Comunidade dos Padres Vicentinos em Viseu. 

Substituem o Padre Abel Ferreira Rodrigues como pároco e o Padre António Henrique Ribeiro de Sousa na Direção do Centro Social Paroquial, a quem agradecemos todo o trabalho realizado.

2. Pároco de Orgens e de São Salvador o Padre Jorge Carvalhal Pinto e Vigário Paroquial o Padre Abel Ferreira Rodrigues, substituindo os Padres Vicentinos nestas paróquias até então servidas pelo Padre Bruno José Pinheiro da Cunha, e pelos Padre Pedro António da Silva Guimarães e o Padre Álvaro Esteves da Cunha que serviram a paróquia de Orgens e nos últimos seis também a paróquia de São Salvador. Agradeço à Congregação da Missão tão grandes serviços prestados à diocese nas paróquias e na pregação nos últimos 49 anos. 

3. Pároco de Tondela o Padre António Victor Amorim Portugal Martins, da Congregação dos Padres Claretianos, que aqui têm uma comunidade ereta canonicamente. Por proposta do seu Provincial, Padre Carlos Alberto Candeias do Nascimento, o novo pároco agora nomeado substituiu o Padre João Carlos Pinto Gomes, que durante os últimos anos foi o Pároco de Tondela. Agradeço à Congregação dos Missionários Claretianos a sua presença na Diocese e ao Padre João Carlos Pinto Gomes todo o trabalho desenvolvido como pároco, assim com o serviço e a colaboração dos membros da comunidade religiosa dos Missionários Filhos do Coração de Maria.

4. Pároco das Paróquias de Canas de Senhorim e de Santar o Padre Lindoval José da Silva, substituindo o Padre Jorge Carvalhal Pinto a quem agradecemos todo o trabalho realizado nestas comunidades. 

5. Pároco das Paróquias de São João de Areias, Pinheiro de Ázere e Óvoa o Padre Carlos Manuel de Matos Rodrigues, substituindo o Padre Pedro Manuel Leitão Alves a quem agradecemos todo o trabalho realizado.

6. Pároco das Paróquias de São Martinho das Moitas, Figueiredo de Alva, Covelo de Paivô, Covas do Rio, Gafanhão e Sul o Padre Pedro Manuel Leitão Alves substituindo o Padre Carlos Manuel de Matos Rodrigues e o Padre Lindoval José da Silva, agradecendo a ambos por todo o trabalho realizado.

7. Pároco da Paróquia de São Félix o Padre António Marques Alexandre, substituindo o Padre Lindoval José da Silva a quem agradecemos todo o trabalho realizado.

8. Pároco da Paróquia de Matela Padre Manuel José de Matos Clemente, substituindo o Padre Ermelindo Cardoso Ramos a quem agradecemos o trabalho realizado.

9. Pároco da Paróquia de Sezures o Padre José António Marques de Almeida, substituindo o Padre Ermelindo Cardoso Ramos a quem agradecemos todo o trabalho realizado.

10. Pároco das Paróquias de Águas Boas e Forles o Padre Ermelindo Cardoso Ramos, substituindo o Padre José Cardoso de Almeida e Padre João Martins Marques, ficando mais disponíveis para colaborar com outros sacerdotes do Arciprestado e a quem agradecemos todo o trabalho realizado.

11. Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Santo António de São Pedro do Sul, o Padre Mário Lopes Dias, substituindo o Padre Lindoval José da Silva a quem agradecemos todo o trabalho realizado.

12. Reitor do Seminário Maior de Viseu o Padre António Henrique Ribeiro de Sousa, substituindo o Padre António Jorge dos Santos Almeida, Reitor do Seminário Interdiocesano de São José em Braga a quem agradecemos o trabalho realizado como Reitor do Seminário e Vigário Episcopal para o Clero. Na sua missão de comunhão e unidade com o Seminário Maior de Viseu, este é nomeado Vice-Reitor.

Ecónomo do Seminário Maior o Padre Abel Ferreira Rodrigues, que trabalhará em comunhão e em equipa com o Padre Jorge Carvalhal Pinto e o Padre João Luís Leão Zuarte, responsável pela Pastoral das Vocações, Pré-Seminário, Seminário em Família e Vigário da Pastoral.

O Padre António Henrique Ribeiro de Sousa, enquanto Reitor do Seminário Maior, assume também as funções de Diretor do Colégio da Via Sacra, Assistente Espiritual do mesmo e Assistente Eclesiástico da Fundação de São José.

O Padre António Henrique Ribeiro de Sousa é nomeado também Diretor da Escola da Fé com a responsabilidade de constituir a equipa da mesma. Agradeço o trabalho realizado por todos aqueles que serviram estes setores da pastoral diocesana.

13. Vigário para o Clero, Vocações e Vida Consagrada o Padre Jorge Carvalhal Pinto, com os seguintes membros do Secretariado do Clero: Presidente Padre Jorge Carvalhal Pinto, Vogais: Padre António Henrique Ribeiro de Sousa, Padre João Luís Leão Zuzarte, Padre Lindoval José da Silva, Padre Pedro António da Silva Guimarães e o Diácono Hélio da Silva Domingues. 

Dispensamos deste cargo o Padre António Jorge dos Santos Almeida e o Padre João Dinis Lopes de Figueiredo a quem agradecemos o trabalho realizado como Vigários do Clero, assim como às suas equipas.

14. Vigário da Pastoral Social e Mobilidade Humana o Padre Manuel José de Matos Clemente que substitui o Cónego Miguel de Abreu, que pediu para ser dispensado do cargo e a quem agradecemos todo o trabalho realizado.

15. Diretor do Secretariado da Educação Cristã o Dr. Abel Joaquim Tavares Dias e Assistente Espiritual o Padre José Carlos dos Santos Bento, substituindo o Diácono Joaquim Cardoso e a Irmã Maria Arminda Teixeira Faustino que pediram para ser dispensados deste serviço. Agradecemos-lhe e a toda a sua equipa o trabalho realizado ao longo destes anos.

Peço a todos que rezemos aos Senhor por intercessão de Maria por esta intenção, para sermos fiéis ao serviço pastoral que nos é confiado, rezando para que este produza frutos abundantes para um maior bem da missão da Igreja.

Viseu, 10 de agosto de 2020, 

Festa Litúrgica de São Lourenço

† António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu

CategoryBispo

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: