Pastoral Juvenil

Entrámos no mês de agosto, mês de férias por excelência. Este ano, como sabemos, devemos ter especiais cuidados, para nos protegermos a nós e aos outros.

Se olharmos de uma forma positiva, para esta nova forma de viver as férias, reparamos como na verdade, com discotecas fechadas, bares e restaurantes a fechar mais cedo, sem festas nem festivais, nos é dado a viver umas férias no seu verdadeiro sentido, ou seja, temos menos distrações a chamar-nos e mais possibilidades de verdadeiramente descansar e recarregar energias, para o que nos espera no regresso às aulas e ao trabalho.

E que melhor forma de viajar, conhecer novas realidades e descansando ao mesmo tempo, do que através da leitura de um livro?

Assim, fica a sugestão de leitura para estas férias do “Cristo Vive”!

A exortação apostólica Christus Vivit, do Papa Francisco, vai levar-te numa viagem à descoberta da felicidade, na sua manifestação mais pura e possível. Vai dar-te a conhecer que ser jovem, mais do que uma idade, é um estado do coração.

Neste livro/exortação, o Papa Francisco, partindo da Palavra de Deus, convoca os jovens à santidade e à descoberta da alegria da pertença a Deus, dando-lhes a referência de Jesus Cristo, do para sempre, algo que lhes foi roubado e os faz ter tanta dificuldade em assumir compromissos definitivos.

Através de um itinerário que nos auxilia ao autoconhecimento, no crescimento da amizade com Jesus Cristo, descobrimos o Seu e nosso valor, a Sua e a nossa vocação, bem como o Seu e nosso papel no mundo.

Temas como “Jesus Cristo sempre jovem”, “Vós sois o agora de Deus”, “O grande anúncio para todos os jovens”, “Caminhos de juventude”, “Jovens com raízes”, “A pastoral dos jovens”, “A vocação”, “O discernimento”, podem ser encontrados e explorados, como quem explora uma conversa entre amigos de férias.

Ficam alguns “Tweets” de provocação à leitura, que espero não sejam “spoilers”!

# Os jovens são protagonistas do nosso tempo e membros ativos da Igreja, não objeto de discursos que recaem sobre eles vindos de cima

# Se os jovens e os idosos se abrirem ao Espírito Santo, juntos produzem uma combinação maravilhosa: os idosos sonham e os jovens têm visões

# Queridos jovens, lutai pelo bem comum, sede servidores dos pobres, sede protagonistas da revolução da caridade e do serviço, capazes de resistir às patologias do individualismo consumista e superficial

# A juventude não é algo que se possa analisar de forma abstrata. Na realidade, “a juventude” não existe; o que há são jovens com as suas vidas concretas

# Como se vive a juventude, quando nos deixamos iluminar e transformar pelo grande anúncio do Evangelho?

# A vocação é sempre uma missão: nunca é a resposta para a pergunta “Quem sou eu?”, mas um apelo muito mais radical para “Para quem sou eu?”

# As comunidades cristãs são convidadas a oferecer espaços de acolhimento sem muitas barreiras, e às escolas católicas pede-se que não se tornem bunkers em defesa dos erros da cultura externa, impermeáveis à mudança

# A capacidade de discernimento nos torna pessoas diante de Deus, sujeitos ativos na Igreja e parte viva do mundo

Fernando Chapeiro

Diretor da Pastoral Juvenil Diocesana