Jesus é o tesouro escondido e a pérola preciosa, que todos desejamos encontrar.

Queridos avós parabéns a todos neste dia. Uma mensagem de gratidão, de fé, de esperança e de solidariedade para todos os avós da nossa querida Diocese de Viseu, aos avós de Portugal e do mundo.

Ajudai os vossos netos a serem felizes e a construírem o seu projeto de vida, fiéis ao chamamento que Deus lhes fez. Para realizarem o sonho e o desígnio da vocação a que são chamados, como Salomão, devem saber pedir o dom da sabedoria, para fazer o discernimento que os ajude a encontrar o verdadeiro tesouro da sua vida, Jesus Cristo, o filho e o neto por excelência.

Celebramos neste domingo a festa dos avós, porque a memória da vida e o testemunho da fé que nos legou São Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora e avós de Jesus, são para todos nós um exemplo a guardar e a seguir.

São três gerações num único projeto de amor, de vida, de afetos e de fé.

O testemunho entre as gerações é muito importante na realidade do mundo atual, pois são um exemplo de vida que devemos aproveitar, saborear e partilhar.

São um convite ao ensinamento das palavras de Jesus que nos convida a construir a casa assente sobre a rocha, para que mesmo na experiência das maiores tempestades e dificuldades, a casa esteja firme, segura e se mantenha inabalável.

Também a nossa sociedade se tiver boas famílias, sólidas nos valores humanos, assentes no respeito pelos direitos e deveres de cada um, na experiência da tolerância e do amor novo uns pelos outros. A família será uma verdadeira escola de humanização e de educação da fé.

Celebramos o Domingo XVII do Tempo Comum, 26 de julho de 2020, recordamos por isso o testemunho, as virtudes e a santidade de São Joaquim e de Santa Ana, avós de Jesus. Celebramos o dia de todos os avós e pedimos que sejam boas raízes para cimentar as três gerações, que neste dia se unem num mesmo ideal de vida e de ação de graças, lembrando e agradecendo a Deus o dom dos seus filhos e dos netos.

Uma só família em três gerações a viver, a promover, a transmitir os valores próprios de uma vida cheia de uma sabedoria acumulada, juntamente com os afetos que unem se aprendem na escola que é a família: comunidade aberta à vida, escola de valores e garante da transmissão e vivência da fé às novas gerações.

O mundo, a Igreja precisa do exemplo e do testemunho de vida dos avós transmitida às novas gerações, qual sabedoria acumulada, tesouro escondido e pérola preciosa de valor incalculável que todos queremos possuir.

Criar relações sadias entre as gerações familiares, ajuda a sociedade a criar raízes novas, a valorizar a identidade e a memória do património valioso que é a família, através do testemunho dos avós vivido com dom e em ação de graças.

Parabéns queridos avós, desejo-vos muita saúde, muita paz e muita esperança. Ajudai a fazer o equilíbrio que o mundo de hoje e a Igreja tanto precisa. Oferecei a vossa vida pelo futuro do bem maior da família.

Rezo por todos e também pelos avós doentes, ou em sofrimento, para que Deus vos conforte e alivie nas vossas dores.

Que São Joaquim e Santa Ana aumentem o amor dos avós transmitido aos netos, que a longevidade da sua vida seja sinal de esperança e de uma juventude fecunda para os seus netos.

Igreja Paroquial de Vilar de Besteiros, 26 de julho de 2020

† António Luciano dos Santos Costa,