“Penso que, desde a minha juventude, nunca perdi a intuição de que uma vida em comunidade pode ser um sinal de que Deus é amor; só amor. Pouco a pouco crescia em mim a convicção de que era essencial criar uma comunidade de homens decididos a dar toda a sua vida, e que procurassem sempre compreender-se mutuamente e reconciliar-se: uma comunidade onde a bondade do coração e a simplicidade estivessem no centro de tudo.” Irmão Roger

França, 20 de agosto de 1940. Roger Schutz, um jovem pastor calvinista suíço de 25 anos, chega pela primeira vez a Taizé e pouco depois começa a acolher pessoas necessitadas e em dificuldade, dando origem à Comunidade de Taizé.

Oitenta anos mais tarde, a Comunidade reúne católicos e protestantes, provenientes de cerca de trinta países do mundo, e realiza o sonho de seu fundador, que é ser “uma parábola de comunhão, fermento de reconciliação na família humana”.

Em vista de seu 80º aniversário, a comunidade programou alguns eventos em Taizé, entre os quais a iniciativa “Sempre a caminho, nunca desenraizados”.

O encontro, devido à pandemia do coronavírus, será realizado online de 28 a 30 de agosto.

A programação inclui momentos de oração e celebrações ecumênicas, reflexões bíblicas, conferências e encontros virtuais subdivididos em grupos de trabalho. Também é esperada a intervenção do Irmão Alois, atual prior da Comunidade. O evento online é aberto a jovens entre 18 e 35 anos.

Por último, recordou-se a 16 de agosto, outro aniversário importante, nomeadamente os 15 anos da morte do Irmão Roger, morto em 2005, aos 90 anos, por uma mulher perturbada, durante a oração diária da comunidade. A sua recordação por parte da sua comunidade é caracterizada pelo legado espiritual e pelo exemplo deixou aos irmãos, aos jovens e adultos que participam todos os anos nos encontros organizados no povoado da Borgonha francesa, proximidades de Mâcon.

Pensando na segurança e saúde dos jovens e da população de Turim e da região do Piemonte, o tradicional encontro de Taizé de final de ano foi adiado para dezembro de 2021.

Também a Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu, pensa na segurança e saúde de todos os jovens e população que, de forma abundante e constante, participava nas orações com cânticos de Taizé organizadas na nossa Diocese. Assim, em breve, haverá novidades relativamente a esse tão querido e desejado momento de oração. Fica atento às nossas redes sociais – juventude.viseu.

Adaptado de Vatican News Service – IP

Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu