Conceitos associados à JMJ – V

Num estudo recente, foi pedido aos participantes que indicassem conceitos que associam à JMJ. Revelaram-se cinco dimensões:

• Santidade;
  • Missão;
  • Universalidade;
  • Juventude;
  • Festa / Celebração.

Terminamos esta semana, os conceitos associados à JMJ. Fechamos com Festa / Celebração / Alegria.

A JMJ é transformadora.

Os participantes sentem-se cheios de energia e entusiasmo.

Durante a JMJ, os jovens dormem no chão, passam horas em filas e, ainda assim, agradecem. É uma festa.

Não é um evento superficial. É uma celebração profunda que vem de uma experiência de comunhão.

A primeira mensagem que o mundo recebe é de uma “grande festa da unidade, da juventude, do diálogo”.

A JMJ mobiliza o país pela sua grandiosidade. É única e irrepetível.

A identidade nacional é celebrada pela capacidade de acolher e unir pessoas de todo o mundo num projeto comum. É uma festa do mundo no país de acolhimento.

E por falar em acolhimento, continua a caminhar connosco, rumo à Jornada Mundial da Juventude – Lisboa’23 e prepara-te para o desafio que está a chegar…

O Comitê Organizador Diocesano de Viseu (COD Viseu)

CategoryDiocese, Pastoral