Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

A Comissão Episcopal do Laicado e Família, da Igreja Católica em Portugal, promoveu nos dias 10 a 13 de setembro, no Seminário de Leiria, uma formação sobre “planificação pastoral”, orientada pelo Padre salesiano eslovaco, Michal Vojtás.

Para o referido padre, professor de pedagogia salesiana e de sistema preventivo na Universidade Pontifícia Salesiana e doutorado no campo da teoria e prática de liderança educacional, existem vários modelos de pastoral e cada um deles incarna uma antropologia diferente. É necessário respeitar a lógica da fé, dado que modelos técnicos, tirados das grandes organizações, nem sempre funcionam na pastoral juvenil. Propõe que todos se tornem parte das atividades, para que a pastoral não seja apenas de eventos, mas de processos, de mudança.

O encontro nacional de formação surge na sequência do Sínodo dos Bispos 2018, que teve como tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’. O documento final deste Sínodo recorda a necessidade de “passar de uma pastoral por setores para uma pastoral de processos”, juntos.

O documento final refere ainda que “num mundo fragmentado que cria dispersão e multiplica as pertenças, os jovens precisam de ser ajudados a unificar a vida, lendo em profundidade as experiências quotidianas e fazendo discernimento”; “Se esta é a prioridade, é necessário desenvolver uma maior coordenação e integração entre os diversos âmbitos, passando de um trabalho por «sectores» para um trabalho por «projetos»”.

A Diocese de Viseu este presente com 3 representantes, neste encontro que pretendia projetar uma pastoral transformadora, generativa, sinodal e corresponsável.

Em jeito de resumo, estes três dias de formação, preparou os participantes com conceitos teóricos válidos, com metodologias e atividades práticas que em muito potenciam a elaboração de um programa pastoral, com uma visão ampla e abrangente. Os próximos passos e talvez tão importantes como adquirir conceitos teóricos, são a sua aplicabilidade na prática e o ensino das metodologias aos animadores diocesanos. Nesse sentido a Pastoral Juvenil encontra-se a ultimar o programa pastoral, onde constam este e outros processos, com os quais se pretende caminhar até as Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa no ano 2023.

 

Fernando Chapeiro

Diretor da Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu

CategoryDiocese, Pastoral

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: