A Comissão Episcopal do Laicado e Família, da Igreja Católica em Portugal, promoveu nos dias 10 a 13 de setembro, no Seminário de Leiria, uma formação sobre “planificação pastoral”, orientada pelo Padre salesiano eslovaco, Michal Vojtás.

Para o referido padre, professor de pedagogia salesiana e de sistema preventivo na Universidade Pontifícia Salesiana e doutorado no campo da teoria e prática de liderança educacional, existem vários modelos de pastoral e cada um deles incarna uma antropologia diferente. É necessário respeitar a lógica da fé, dado que modelos técnicos, tirados das grandes organizações, nem sempre funcionam na pastoral juvenil. Propõe que todos se tornem parte das atividades, para que a pastoral não seja apenas de eventos, mas de processos, de mudança.

O encontro nacional de formação surge na sequência do Sínodo dos Bispos 2018, que teve como tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’. O documento final deste Sínodo recorda a necessidade de “passar de uma pastoral por setores para uma pastoral de processos”, juntos.

O documento final refere ainda que “num mundo fragmentado que cria dispersão e multiplica as pertenças, os jovens precisam de ser ajudados a unificar a vida, lendo em profundidade as experiências quotidianas e fazendo discernimento”; “Se esta é a prioridade, é necessário desenvolver uma maior coordenação e integração entre os diversos âmbitos, passando de um trabalho por «sectores» para um trabalho por «projetos»”.

A Diocese de Viseu este presente com 3 representantes, neste encontro que pretendia projetar uma pastoral transformadora, generativa, sinodal e corresponsável.

Em jeito de resumo, estes três dias de formação, preparou os participantes com conceitos teóricos válidos, com metodologias e atividades práticas que em muito potenciam a elaboração de um programa pastoral, com uma visão ampla e abrangente. Os próximos passos e talvez tão importantes como adquirir conceitos teóricos, são a sua aplicabilidade na prática e o ensino das metodologias aos animadores diocesanos. Nesse sentido a Pastoral Juvenil encontra-se a ultimar o programa pastoral, onde constam este e outros processos, com os quais se pretende caminhar até as Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa no ano 2023.

Fernando Chapeiro

Diretor da Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu