O meu projeto é estar com Jesus

(Esta reflexão feita pelo Bispo da Diocese divide-se em 15 pontos, tantos quantos os anos de vida deste novo Beato, e é um desafio a toda a Igreja diocesana, especialmente aos jovens)

1.  UM JOVEM DESAFIA OS JOVENS E OS CRISTÃOS E APAIXONA-SE POR JESUS

O jovem Carlo Acutis, foi Beatificado na cidade de Assis a 10 de outubro de 2020. Morreu em odor de santidade aos 15 anos com uma leucemia fulminante no hospital em Monza, Itália no dia 12 de outubro de 2006.

As Exéquias celebraram-se em Milão e mais tarde os seus despojos foram transladados para a cidade de São Francisco de Assis, santo por quem nutria uma especial devoção e imitou as suas virtudes. O pedido foi feito aos seus pais e estes cumpriram o seu grande desejo. Um jovem de rosto belo, apaixonado por de Cristo e pela Igreja. Um exemplo de oração, de amor à Eucaristia e de devoção a Nossa Senhora. Diariamente rezava o terço e fazia da internet a sua ferramenta de comunicação e evangelização. Soube ser Igreja em missão, amou-a e serviu-a como catequista, defendeu-a afirmando que “falar mal da Igreja é falar mal de si”.

2.  UM JOVEM QUE SABE COLOCAR SEMPRE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR

Aprendeu a colocar Deus em primeiro lugar na sua vida. Um jovem que viveu de modo normal os acontecimentos, simples, simpático, surpreendente e acolhedor. Tinha o dom de atrair os outros jovens e sentia a necessidade de viver a fé e o amor pela Eucaristia de forma exemplar. “A Eucaristia é a minha auto estrada para o céu”. Todos os dias participava na Eucaristia, comungava e dava parte do seu tempo à Adoração Eucarística. Uma vida luminosa doada toda aos outros como Jesus, o Pão vivo descido do Céu.

3.  UM JOVEM APÓSTOLO DA FAMÍLIA E DA JUVENTUDE, PRÓXIMO DE TODOS

Na família foi uma grande luz de esperança, amigo de todos e exemplar nas relações com os outros.

Amava e respeitava muito os seus pais e rezava para serem iluminados pela luz da fé.

Aproveitou tudo para viver intensamente e de modo sadio a sua juventude, tendo muitos bens, procurou partilhá-los com os outros, vivendo apenas com o necessário foi um exemplo de partilha para com os pobres. Na escola procurou sempre ser um bom estudante, amigo dos companheiros, sentia-se escolhido por Deus para os evangelizar e procurar junto deles produzir frutos de santidade.

4.  UM JOVEM QUE A IGREJA DECLAROU BEATO POR VIVER A SANTIDADE A SÉRIO

Proclamado Beato pelo Papa Francisco, a Eucaristia solene foi presidida pelo Cardeal Agostino Vellini, Vigário do Papa para a cidade de Roma. Na celebração estiveram presentes os seus pais, irmãos, Bispos, sacerdotes, autoridades civis, religiosos (as), leigos, jovens e muitos amigos seus. Na homilia foi evidenciado o seu caminho humano e espiritual de santidade. Surpreendente na sua maturidade humana, psicológica e cristã empenhou-se na santidade da sua família e na defesa e sacralidade da vida, lutando contro o aborto e a eutanásia. Soube remar contra a corrente e viver intensamente o mandamento novo do amor. Muito unido a Cristo amou a Deus e ao próximo. Soube estar junto dos seus companheiros, dos pobres, dos anciãos, dos marginalizados, acolhedor de todos, escutava os seus problemas e respondia às necessidades das pessoas conversando com todos aqueles, com quem se encontrava na vida (Cf. Excertos da Homilia da Beatificação).

5.  UM JOVEM QUE ABRAÇA A DOENÇA E NELA ENCONTRA UMA FORÇA PARA VIVER

Na doença e nos sofrimentos encontrou o dom da oferta de si mesmo a Deus. A Eucaristia era a fonte e a luz da sua espiritualidade e nela entregava os seus sofrimentos por todos, vivendo intensamente o apelo: “Sede perfeitos, como o Pai celeste é perfeito”.

Com alegria interior transformava a razão de ser da sua vida, pois “a tristeza é o olhar voltado para si, a felicidade é o olhar voltado para Jesus”. Os jovens atletas da santidade também vestem calças de ganga e usam uma t-shirt vermelha e seguram numa mão o portátil e na outra o terço.

O seu exemplo de vida é um convite feito a todos os jovens para se deixarem se cativar por Jesus. O Beato Carlo Acutis mostra como a santidade na Igreja é também um desafio para os jovens de hoje.

6.UM JOVEM PARA QUEM A SANTIDADE É UM DOM DE DEUS PARA TODOS

A santidade é um convite para todos, procura-se, vive-se, testemunha-se e anuncia-se ao mundo de hoje e florescendo faz-nos “discípulos missionários” de Cristo. A Igreja e o mundo é um jardim onde se cultivam as virtudes heroicas em caminhada batismal. Todos na Igreja somos chamados à santidade, os pastores e os leigos, os consagrados e as famílias, os jovens e os adultos. A santidade é a grande vocação a que os cristãos são chamados na Igreja.

† António Luciano,

Bispo de Viseu