O meu projeto é estar com Jesus

1. UM JOVEM QUE VIVE A FRATERNIDADE UNIVERSAL, NA PAZ E NO BEM

Mais uma vez o berço da fraternidade universal vivido por São Francisco, através do seu carisma continua a falar à Igreja e ao mundo. Fala-nos da santidade de um jovem que foi um génio da internet e das redes digitais. O testemunho da sua vida levou muitos jovens e adultos a encontrar a pessoa de Jesus Cristo, o verdadeiro amigo dos jovens.  O Papa Francisco lembra-o na Carta aos jovens dizendo: “Não te esqueças, porém, que há jovens que inclusive nesses âmbitos são criativos e, por vezes, geniais. Era o que fazia o jovem venerável Carlos Acutis” (Cristo Vive, nº 104).

A sua Beatificação tornou-se a notícia mais viral a espalhou-se durante estes dias por todo o mundo católico, onde através da internet deu a conhecer os milagres eucarísticos que aconteceram no mundo. Através da informática levou a todo o mundo a alegria de ser um jovem feliz, um cristão cheio de entusiasmo e de esperança na Igreja.

1. UM JOVEM DE TESTEMUNHO QUOTIDIANO DA SANTIDADE

O Papa Francisco lembra que “através da santidade dos jovens, a Igreja pode renovar o seu ardor espiritual e o seu vigor apostólico (Cristo Vive, nº 50). A Igreja, como Mãe, reconhece o dom da santidade na vida dos seus filhos no exemplo da prática das virtudes teologais, morais, na vivência da pobreza, castidade e obediência, numa vida de simplicidade e humildade evangélica.

O testemunho de santidade vem-nos de um jovem feliz e alegre, inteligente, brincalhão, dado ao domínio extraordinário da informática, com o portátil na mão, atleta e catequista, amigo da oração e de terço na mão a rezar como os pastorinhos de Fátima. e a preocupar-se com os pobres.

1. UM JOVEM A DESAFIAR OS JOVENS DE PORTUGAL E DO MUNDO

Um belo exemplo para os jovens portugueses, uma grande interpelação para os jovens do mundo inteiro, empenhados em preparar e viver a Jornada Mundial da Juventude em 2023 na cidade de Lisboa. O caminho proposto pelo Papa Francisco “Levanta-te e caminha” para os jovens deve ser vivido com alegria em comunhão com toda a Igreja que está em Portugal e acolhe os símbolos da JMJ.

O Beato Carlo Acutis nasceu em Londres no dia 3 de maio de 1981, filho de André e de Antónia, recebeu o Batismo em criança. Desde muito cedo cresceu nele a manifestação religiosa celebrando a primeira comunhão a 16 de junho de 1988, com grande amor e devoção, verdadeiramente apaixonado por Jesus Eucaristia e grande amigo de Nossa Senhora.

1. UM JOVEM QUE VIVE A EUCARISTIA COMO FONTE E CUME DA SUA VIDA

Vive intensamente a espiritualidade cristã, participando na Eucaristia diariamente, comungava com profunda fé, esperança e caridade. A “Eucaristia é a minha auto estrada para o céu”, afirmava. Confessava-se uma vez por semana, dedicava algum tempo à adoração Eucarística e nutria uma devoção particular a São Domingos Sávio, a São Tarcísio e a São Francisco de Assis. Conhecia a revelação de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, repetindo muitas vezes que “o amor não era amado”. Com espírito de oração e humildade dizia: “Eu ofereço o sofrimento pelo Senhor, pelo Papa e pela Igreja”. Rezava muito pelos pecadores.

Caros jovens, quereis crescer na santidade, visitai Jesus no sacrário, contemplai-O, e adorai-O na Eucaristia, com fazia o Beato Carlo Acutis.  Ele não deixava passar nenhum dia sem visitar Jesus na Eucaristia, escondido no sacrário para o adorar, à semelhança de Francisco e Jacinta Marto.

† António Luciano,

Bispo de Viseu