O meu projeto é estar com Jesus

1. UM JOVEM QUE CONTAGIA A VIDA DOS OUTROS COM O EXEMPLO

A vida dos jovens cristãos é hoje desafiada por Carlo Acutis, a ser uma vida com sentido profundo, centrada na vida de Jesus, o amigo presente na Eucaristia “o tesouro escondido”.

Viveu a preocupação de evangelizar a sua família. Tinham-no batizado em criança, mas os pais não praticavam a fé em família e por isso eles não sabiam de onde lhe vinha tanta devoção. Ele dizia, não tive pais virtuosos como Santa Teresinha do Menino Jesus, mas soube ajudá-los a encontrar Jesus e a dedicarem-se à Igreja. Aos jovens seus companheiros e amigos procurava levá-los a Jesus, tendo uma particular atenção aos pobres, aos mais necessitados ajudando os “sem abrigo”.

Embora a sua família fosse abastada e não lhe deixasse faltar nada, gostava muito de ajudar as pessoas, por isso saía muitas vezes à noite com um amigo para levar alimento aos pobres. Um dia a mãe comprou-lhe umas sapatilhas de marca e ele respondeu-lhe que não precisava delas. Outra vez encontra um pobre sem sapatos, descalça os seus e oferece-lhos voltando para casa descalço.

1. UM JOVEM QUE NA PROVAÇÃO, TUDO ACEITA EM JESUS QUE O CONFORTA

Chega a notícia da doença e ele diz: “Deus acaba de proclamar o alarme”. Nunca perdeu a força de vontade e a alegria de viver. As palavras de São Paulo confortam-no: “Tudo posso naquele que me conforta”. “Completo na minha carne o que falta à Paixão de Cristo…”. Cheio de confiança no Senhor “oferece a sua vida, os seus sofrimentos pelo Papa Bento XVI e pela Igreja. Pede que não vá para o Purgatório, mas sim para o céu, reza muito pelos pecadores. Devoto de Nossa Senhora de Fátima, visitou o Santuário, tirou uma foto junto do Coração de Jesus, rezou a Nossa Senhora na Capelinha, visitou os Valinhos, a Loca do Cabeço e tirou uma foto junto do poço do quintal da Irmã Lúcia. Visitou o Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, deixando a sua marca na cidade onde vai celebrar-se a Jornada Mundial da Juventude em 2023.

1. UM JOVEM QUE IRRADIA LUZ, PORQUE CRIADO À IMAGEM DE DEUS

Encantado com a espiritualidade dos pastorinhos, principalmente do Francisco no seu amor de adoração e devoção a Jesus escondido na Eucaristia. Vive a espiritualidade do silêncio diante do sacrário onde encontra em Jesus o melhor amigo.

As suas fotos apresentam-no como um jovem muito feliz, alegre, sereno, com um sorriso maravilhoso nos lábios e um olhar cativante e cheio de ternura. Viveu a sua vida no amor a Jesus e nele encontrou força e luz para todos os seus sofrimentos. Dizia com alegria e confiança “o meu projeto é estar com Jesus” sempre e na vida eterna. “Estou feliz por morrer”. Os seus colegas apresentam-no como um rapaz simpático e amigo de todos.

1. UM JOVEM A ENTREGAR-SE TODO A JESUS PELAS MÃOS DE MARIA

Dizia que “Maria era a mulher da sua vida”, por isso rezava o terço diariamente, afirmando que “a alma para se elevar ao céu, tem que deixar os pecados veniais na terra”. O seu desejo de ir para o céu é um testemunho incomensurável, uma realidade que marca a sua vida. Eu não quero viver no pecado. Lutou sempre contra o pecado e buscava a força e a graça sobrenatural na confissão semanal, na comunhão Eucarística diária e na devoção a Nossa Senhora e ao Anjo da Guarda.

No ano de 2013 por sua intercessão, Deus cura um adolescente brasileiro, cujo milagre ocorreu em Campo Grande, no Mato Grosso. Em 2018 o Papa Francisco aprovou a heroicidade das suas virtudes e declarou-o Venerável.

O corpo do Beato Carlo Acutis sepultado em Assis, encontra-se em veneração em estado incorrupto. O “coração” é a grande relíquia exposta à veneração dos fiéis. Evangelizou com o coração de Cristo os jovens. Que Maria, o coração da Igreja, seja no seu “Coração Imaculado o nosso refúgio e o caminho que nos conduz até Deus”.

1. UM JOVEM A INTERPELAR E A DESAFIAR A DIOCESE DE VISEU

Na esperança e na coragem desafio os jovens da Diocese de Viseu a conhecer a vida do Beato Carlo Acutis, a imitar a sua vida de jovem, a sua santidade, exercitando-nos como ele nas suas virtudes heroicas. A caminho da JMJ em Lisboa 2023, envolvei as vossas famílias, as vossas comunidades e a nossa Diocese no “voluntariado”. Tornemos a Igreja jovem, porque os jovens estão empenhados na sua renovação e beleza. Carlo não tinha vergonha de mostrar que era cristão…”.

Coragem! Carlo Acutis venceu! Vós também vencereis com amor a Jesus e a Maria, a Senhora de Fátima, com São Francisco e Santa Jacinta Marto, com a Beata Rita e o Beato Carlo Acutis. Vivei com alegria e testemunho a vossa juventude e pedi a Deus que vos ajude a viver com fidelidade a vossa vocação cristã.

† António Luciano,

Bispo de Viseu