O convite partiu da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e das dioceses de Portugal e os jovens aderiram ao desafio, nos dias 28 e 29 de novembro: vestiram a camisola da JMJ Lisboa 2023, criando uma dinâmica nacional marcada pelo serviço e esperança.

Cumprindo as normas de saúde e de segurança, os jovens da nossa Diocese, visitaram idosos, animaram as ruas, ajudaram na organização e acolhimento em comunidades paroquiais, participaram na angariação de bens… Um sem número de iniciativas que passaram pelas redes sociais da JMJ Lisboa 2023 e da Pastoral Juvenil Diocesana ao longo destes dias.

Fez-se assim missão! Levou-se a esperança e a alegria da JMJ às comunidades da Diocese de Viseu.

Para o sucesso desta iniciativa, muito contribuiu a disponibilidade dos nossos jovens e dos seus, não menos importantes, animadores. A todos eles deixo aqui publicamente o meu agradecimento fraterno!

Estendo este agradecimento, a todos os párocos e consagrados que se mostraram interessados e se envolveram, que publicitaram, dinamizaram e motivaram as suas comunidades para que, também elas se juntassem a este grande movimento nacional que foi o “Faz Missão”.

Sem esta rede de vasos comunicantes, não teríamos levado esperança a tantos que dela necessitam, nem feito a diferença na vida de tantos irmãos na Fé e não só, num fim de semana de confinamento, onde a expectativa seria ficar em casa e na realidade o que aconteceu foi uma Igreja em saída!

Exorto-vos para que mantenham vida esta dinâmica de saída, esta vontade dos nossos jovens em colaborar, em ser parte integrante que acrescenta valor, ao valor da nossa Igreja…

Fernando D. C. Chapeiro

Diretor da Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu