A equipa do Secretariado da Pastoral da Juventude reuniu no passado dia 30 de dezembro de 2020, para avaliar o ano que terminou e perspetivar o ano de 2021.

A avaliação sobre o ano 2020, recaiu sobre os efeitos da pandemia que vivemos e concluiu-se que se o Covid-19 foi um ameaça às atividades programadas, impedindo muitas de se concretizar, também se tornou numa oportunidade de rever e reformular processos.

Com esse pensamento de fundo, a pandemia como oportunidade, perspetivaram-se as atividades para o ano de 2021, numa ótica mais digital, sabendo que para os jovens, como para todas as pessoas de todas as idades, a proximidade física é fundamental e essencial para a criação e fortificação das relações.

Assim, idealizou-se uma programação mista, que procura atividades em plataformas digitais e atividades com presença física, para os jovens da Diocese de Viseu, mas em especial neste ano para os animadores juvenis, pensando no caminho que temos a trilhar em direção às Jornadas Mundiais da Juventude – Lisboa’23.

Nesse sentido, continuaremos a realizar todas as segundas-feira, pelas 21 horas, em diretos no Instagram, a série de programas de testemunho, cultura e reflexão, a que demos o nome “Como é que Cristo mexe?”

Vamos dinamizar, formação para agentes da pastoral juvenil, sobre as catequeses da Jornada Mundial da Juventude – Lisboa’23 “Rise Up”, bem como uma formação de comunicação digital, por forma a aumentar as competências dos interessados, nesta área.

Procuraremos, face às contingências atuais, promover a realização do Festival Diocesano da Canção, sob o tema “Levanta-te”.

Estas e outras atividades, serão divulgadas nas nossas redes sociais #juventude.viseu.

Fica atent@!

Fernando D. C. Chapeiro