O confinamento dos corpos não é capaz de conter o alcance do amor! Deus também habita as memórias

Em tempo de pandemia as pessoas anseiam, no mais curto espaço de tempo, regressar aos abraços, aos sorrisos, aos momentos sociais e em família, às celebrações comunitárias, a viver sem máscaras e sem medos. Para além destes, o desejo de muitos jovens, alunos do Ensino Secundário de Educação Moral e Religiosa Católica de Viseu, era ter subido a colina de Taizé e, nela, ter vivido uma semana de Carnaval diferente, sem fantasiar o coração e onde os encontros, os rostos, o silêncio, a simplicidade e a oração, ocorressem e deixassem Deus acontecer. Não foi possível! Talvez por isso muitos se mobilizaram para recuperar o sentido e a essência de uma semana em Taizé. Uns dias antes da ‘partida’, a Pastoral da Juventude de Viseu (@juventude.viseu), em conversas no Instagram, no ‘Como é K Cristo Mexe?’ (todas as segundas-feiras às 21h30), começou a desvendar o que iria ser esta semana.

No sábado, que poderia ter sido de partida para uma semana em Taizé, aconteceu uma oração online, promovida pelo Secretariado da Educação Cristã de Viseu, com o tema: «Manter a Esperança em tempo propício e fora dele…», e que juntou num momento de unidade em Cristo, silêncio e partilha, mais de 300 jovens, alguns com as suas famílias. Nele também foi possível ouvir as palavras do único Irmão português da comunidade de Taizé, o Irmão David, que lembrou que “este tempo é um convite a reinventarmo-nos” e lançou o desafio para que todos olhassem para o futuro com esperança.

Durante a semana foram surgindo várias iniciativas, com partilhas de fotografias, canções e conversas, algumas delas em diretos promovidos por jovens que tinham no coração uma marca real e saudosa da sua passagem por Taizé. Multiplicaram-se os momentos que despertaram os jovens alunos a deixar-se envolver pelas recordações e a sonhar com os reencontros, e os abraços que os alimentam. A semana terminou com mais um momento de oração online, desta feita, a convite da Diocese de Aveiro que, mais uma vez, juntou os jovens de várias partes do país.

Sem saber como, para muitos jovens, foi possível voltar a subir a colina em 2021 e senti-la como novidade abundante e transformante. Apesar de ter sido uma viagem vivida em isolamento físico, foi capaz de fazer brotar sinais de confiança. Alguns alunos, com esta semana tão peculiar, constataram que Taizé não se faz, nem se sente, ao belo prazer de cada um. Na verdade, é Deus que acontece em Taizé quando alcança o coração de quem lá passa e o renova.

É tempo de ‘descer’ a colina e começar tudo de novo, apontar o futuro com esperança e continuar a descobrir que esta semana também foi capaz de tocar e transformar. Afinal, Taizé é um lugar que convida a experienciar Deus pela simplicidade, pelos encontros, pelos abraços, pelos sorrisos, pelas conversas, pela alegria, pela oração e pelo silêncio. Além disto, Deus também habita as memórias e as faz novas experiências.

Cada jovem que passou esta semana ‘na’ colina, na realidade, passou-a com Deus no seu coração, e é importante que disso tenha dado conta, já que partilhar a sua vida com Deus, é viver amarrado aos mais belos e misteriosos desejos que Ele tem para cada um. É possível constatar que, se no início da semana a subida da colina aproximou estes jovens, seus professores e familiares, a Deus, a descida fez-se com Ele e por Ele. Provou-se que o confinamento dos corpos não é capaz de conter o alcance do amor.

Lúcia Morgado
CategoryDiocese, Pastoral