Padroeiro da Diocese de Viseu

18 de fevereiro de 2021

1. São Teotónio iluminou a Igreja, a nossa cidade, a nossa diocese com a sua pregação, levando o Evangelho ao coração de todos, especialmente dos mais pobres, dos doentes e dos mais marginalizados da sociedade.Celebremos os homens ilustres e santos da nossa terra, da nossa Diocese. Alegremo-nos em São Teotónio nosso padroeiro e modelo do nosso caminho cristão, na senda de sermos cada vez mais os verdadeiros discípulos missionários de Jesus.

O seu exemplo de virtudes humanas e cristãs é atual, quer na vivência da nossa fé, quer na experiência da nossa pastoral. A pastoral de proximidade, de cuidado, de atenção aos mais frágeis, aos mais vulneráveis e necessitados das nossas comunidades, deve levar sempre no nosso coração o zelo apostólico de São Teotónio.

Neste tempo difícil de pandemia, ele inspira-nos a realizar uma pastoral de escuta da Palavra de Deus, de Evangelização e de Catequese, mas também da dimensão orante da Palavra de Deus (Lectio Divina), uma experiência de oração pessoal e comunitária que ele viveu como Prior desta Catedral de Santa Maria de Viseu.

Depois como Fundador e Prior do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra ele exercitou a sua vida no recolhimento, na oração, na contemplação e na solidão do Mosteiro, vivendo o ministério de sacerdote observando a Regra de Cónego Regrante de Santo Agostinho. O seu exemplo de santidade, de humildade, de simplicidade, de pobreza, de castidade e obediência continua hoje a desafiar cada um de nós.

2. Como pastor zeloso, quis seguir Jesus tomando a sua cruz de cada dia e no seguimento do mestre, soube contemplar e experimentar na sua vida o mistério da Santa Cruz. “Se alguém quiser seguir-Me, renegue-se a si mesmo tome a sua cruz de cada dia e siga-Me”.À luz da Palavra de Deus que escutámos, ele mostrou-se sempre empenhado em viver e fazer sempre a vontade de Deus.

Nestes tempos de pandemia, de provação e de pobreza, São Teotónio inspira-nos a seguirmos os seus passos e a sermos novos também nas respostas aos mais necessitados.

A Direção da Caritas Diocesana tomou hoje posse e eu espero que São Teotónio a todos inspire para serviram os pobres com verdadeiro espírito de caridade.

Neste dia, os Diáconos Permanentes da nossa Diocese renovam as suas promessas de ordenação e de entrega à Igreja principalmente no serviço da caridade, como não é possível presencialmente, convido cada um, de suas casas, a renovar os seus compromissos com o coração, em espírito e verdade, com o belo propósito de servir a Deus, a igreja e principalmente os mais pobres.

Uma palavra de esperança, de ânimo e de alento aos futuros Diáconos Permanentes, que se não estivéssemos em tempo de confinamento seriam ordenados no próximo Domingo. Rezemos por eles, para que na provação encontrem a coragem e a confiança na certeza de que o dia da ordenação há de chegar. Uma palavra de gratidão às esposas dos nossos Diáconos Permanentes e às suas famílias e comunidades. Que os leigos e o clero encontremos em São Teotónio a inspiração para duas realidades que gostaria de partilhar convosco: a primeira seria um grupo de sacerdotes que, através das novas tecnologias, pudessem ouvir e acompanhar aqueles que mais precisam na Diocese; uma outra realidade era podermos dar corpo a um grupo de ajuda aos mais pobres, dando-lhe o nome de: “ São Teotónio, ajuda os pobres”, com o fim de poder ajudar pessoas mais necessitadas da nossa Diocese.

Que este dia de solenidade no início da Quaresma nos estimule a viver aquilo que o Papa Francisco nos pede na sua mensagem para a Quaresma: “Vamos subir a Jerusalém…” (Mt 20,18). A “Quaresma tempo para renovar a fé, esperança e caridade”.

Procurai ler e meditar a Mensagem do Papa Francisco e também a do vosso Bispo, para que todos juntos caminhemos para a Páscoa e “Vivamos um tempo Santo “(D. António Luciano), iluminados pela fé, fortalecidos pela esperança, possamos progredir espiritualmente no caminho da santidade.

Que São Teotónio abençoe a nossa Diocese, as nossas famílias, e interceda junto de Deus pelo aumento das vocações sacerdotais, diaconais, de especial consagração e laicais na Igreja. Ámen!

Viseu, 18 de fevereiro de 2021

† António Luciano,