Mensagem Pascal

A Páscoa é a festa da vida, da esperança, da alegria, do acolhimento, da fraternidade e da paz.
Jesus não está no sepulcro, porque este se encontra vazio. Ele Ressuscitou para ser a vida nova para todos aqueles que, na esperança da fé, procuram, na manhã florida da Páscoa, o Vivente.
O Conselho Permanente da CEP, na sua mensagem “A Esperança da Páscoa”, afirma: “A celebração anual da Páscoa do Senhor é o dia por excelência da passagem à vida nova, a festa das festas cristãs. Por isso, o grito da Igreja que nasceu da Páscoa está inundado pela admiração, exultação e alegria: ‘este é o dia que o senhor fez: exultemos e cantemos de alegria’ (Salmo 117)”.
Celebrar a festa da Páscoa marca toda a vida da Igreja e do seu povo, que em Cristo Ressuscitado e glorioso, encontra o centro de toda a existência cristã. Jesus Ressuscitado é a fonte profunda da nossa esperança, em caminhos de santidade, no serviço da humanidade.
A celebração do Tríduo Pascal ilumina-nos com o dom da Eucaristia, Sacramento do amor, com o Sacerdócio de Jesus Cristo na última ceia com os discípulos; na obediência ao Pai, Jesus morre na Cruz para dar a vida e salvar a pessoa humana; A experiência do pó da terra e do sepulcro com a pedra rolada e vazio mostra a finitude da vida humana, que Jesus superou ao germinar a vida nova, que produz frutos abundantes de caridade.
Na manhã radiosa do terceiro dia, na Sua Páscoa, Ele Ressuscitou como tinha prometido aos seus discípulos. Venceu o pecado e a morte e ofereceu-nos a vida nova em plenitude e abundância.
Eis a boa notícia que as surpreende: “Não está aqui! Ressuscitou! Ide dizer aos seus discípulos que Ele os precederá na Galileia!”
O Sepulcro está vazio, porque Jesus Ressuscitou! As mulheres foram anunciar a boa nova aos discípulos, e Pedro e João dirigem-se ao sepulcro apressadamente, e encontram tudo como as mulheres tinham anunciado.
A Páscoa aconteceu! Cristo passou da Morte para a Vida. Ressuscitou e saiu vitorioso, para anunciar ao mundo inteiro que Deus está vivo e permanece connosco para sempre.
A primeira comunidade de Jerusalém anuncia ao mundo com esperança esta boa notícia. Cristo Ressuscitou verdadeiramente! Aleluia! Aleluia!
Acolher o Ressuscitado na nossa vida, em tempo de pandemia: eis o desafio da missão e do serviço cristão. O mundo atual precisa de descobrir e encontrar, no caminho Pascal de Emaús, a força transformadora da fé cristã, que se fundamenta na essência do Mistério Pascal.
Na alegria do novo dia, desejo aos doentes, aos presos, aos marginalizados, aos que sofrem, aos cuidadores, às famílias, às crianças, aos jovens, às comunidades, às instituições e serviços, às IPSS, aos emigrantes, aos deslocados e refugiados, Santas Festas de Páscoa em Cristo Ressuscitado.
Desejo a todas as pessoas de boa vontade Felizes e Santas Festas Pascais.
Cristo Ressuscitou verdadeiramente! Aleluia! Aleluia!
Viseu, 30 de março de 2021
† António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu