Semana das Vocações, 18 a 25 de abril de 2021

A vocação é um dom de Deus e um mistério. É também a realização de um sonho pessoal que através do chamamento de Deus e da Igreja se realiza na vida de cada um de nós. A vocação é sempre um dom em serviço para Deus e para os outros, para bem da comunidade cristã. Neste ano dedicado a São José, queremos pedir através da oração para que o seu sonho de servir a vontade de Deus encarne também como sonho de entrega no coração de muitos adolescentes.

Devemos pedir esta graça a Jesus e Maria através da oração para que a proteção de São José nos ensine a cuidar de todas as vocações na Igreja e na humanidade.

É preciso aprender a acolher, a amar e a rezar na nossa vida os acontecimentos e a “Sonhar os sonhos de Deus”, na esperança da alegria pascal.

Vamos iniciar mais uma Semana de Oração pelas Vocações de Consagração na Igreja, façamos dela um tempo de escuta, de oração e de proposta vocacional.

Perante um cenário de crise e de dificuldade no aumento de vocações de consagração na Igreja podem surgir vários comentários. A falta de disponibilidade e generosidade dos jovens, a dificuldade na fidelidade e perseverança da própria vocação. Perante estas realidades destaco duas situações: a primeira, o envelhecimento dos membros de muitos institutos de vida consagrada, sem ser possível por falta de novos membros manter vivo um carisma fundacional, que foi muito importante para a vida da Igreja nas mais diversas formas de serviço eclesial. Por um lado, a procura e a busca, por parte dos adolescentes e jovens, que por vezes não conseguiram integrar-se em estruturas demasiado pesadas e com o peso de uma tradição grande e secular.

No meio de tudo isto é surpreendente o trabalho de promoção vocacional por parte de alguns institutos de vida consagrada, que simultaneamente com as comunidades de vida contemplativa e ativa conseguem aumentar o número de vocações.

O mesmo podemos dizer da vocação sacerdotal, que em alguns lugares entrou numa fase de agonia e em certas partes do mundo continua a surpreender-nos o aumento de vocações aos seminários e aos noviciados como sinais de renovação, de vitalidade e de esperança para a Igreja.

Gostaria de destacar o aparecimento de novos carismas, novas formas de consagração, com estilos de vida desafiantes para os jovens e para a missão da Igreja, fazendo surgir novas comunidades com um novo vigor. Um sentido mais amplo de vários tipos de vocação e de consagração constituem diversas formas de vida, de viver a vocação em espírito comunitário, laical, na família, na contemplação, na ação e até no sacerdócio. Não deixa de ser surpreendente o aumento de vocações à vida contemplativa em diversas partes do mundo, procurada por pessoas de formação superior e com muita diversidade de dons e de experiências.

Diante do chamamento de Deus a um batizado, a um cristão a uma vocação específica de consagração na Igreja para continuar a fazer o que Jesus fez, deve partir sempre de um testemunho de vida e de fé credível.

Ao longo desta Semana de Oração pelas Vocações de Consagração na Igreja privilegiemos a escuta da Palavra de Deus, a oração pessoal e comunitária, a formação, o serviço de caridade e de voluntariado, para que junto dos mais necessitados e desprotegidos da sociedade descubramos a nossa vocação e missão na Igreja.

Formemos grupos de promoção e cultura vocacional, com discernimento vocacional a partir do chamamento na família, na catequese, na pastoral juvenil, na vocacional, na do ensino superior, na social, na de conjunto e de modo especial no serviço e cuidado dos mais frágeis, vulneráveis e doentes da sociedade atual

Peço a Jesus, o Bom Pastor e a Maria, a mulher do Sim e do Serviço, que inquietem o nosso coração e o das famílias, adolescentes e jovens para nos tornarmos cada vez mais uma Igreja de ministérios, de serviços, de compaixão, de empatia, de vocações de consagração em respostas concretas à Igreja e às necessidades do nosso tempo. As respostas devem ser para a família ajudar a olhar para o ministério ordenado, a vida consagrada, a profissão como serviço cristão fortemente laical e a vida missionária, assim como o aumento das vocações sacerdotais.

São precisos consagrados, servidores alegres e generosos testemunhas do Ressuscitado, para com humildade e simplicidade anunciarem o Evangelho da Alegria com disponibilidade e espírito de serviço na vinha do Senhor.

† António Luciano. Bispo de Viseu
CategoryBispo, Diocese