A figura do bom pastor é transversal a toda a Bíblia.

No Antigo Testamento fala-se de Deus como o bom Pastor que cuida das suas ovelhas. O salmista lembra: “O Senhor é meu pastor, nada me falta, conduz-me a pastagens verdejantes”.

A preocupação de Deus no cuidado pelo seu povo leva o profeta a dizer: “Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração”. É sempre uma missão bela e cheia de desafios cuidar do rebanho, isto é, do povo do Senhor.

O próprio Jesus se apresenta como o Bom Pastor, aquele que vem para cuidar do seu rebanho, aquele que conhece as suas ovelhas, as ajuda a fazer o caminho para as conduzir ao verdadeiro redil. “Eu sou o Bom Pastor, conheço as minhas ovelhas, elas conhecem-me e eu dou a vida por elas”.

Esta semana de oração pelas vocações de consagração na Igreja leva-me a olhar com cuidado para a Igreja, o rebanho do Senhor, para Jesus Cristo, o Bom Pastor, e o modo como Ele nos ensina a cuidarmos das pessoas com um coração de ternura e de compaixão.

A falta de vocações na Igreja é hoje um problema muito grande, que não pudemos descurar.

Devemos cuidar da promoção de todas as vocações com alegria e entusiasmo, mas também com oração, reflexão e partilha de vida, isto é, falar do sonho que cada um tem da vocação. Viver hoje o sonho da vocação, como sonho de Deus, é criar uma cultura vocacional efetiva.

Rezemos por todos os consagrados ao serviço da nossa Diocese e saibamos agradecer a Deus o dom da sua presença e do seu testemunho.

Rezemos pela santificação de todos os pastores e pelas comunidades, para que amem e sejam gratas para com os seus pastores.

Peçamos a Deus, por intercessão de Nossa Senhora e de São José, o aumento de vocações na Igreja e na nossa Diocese.

“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos, peçamos ao Senhor da Messe”, que conceda muitos e santos pastores à sua Igreja.

† António Luciano, Bispo de Viseu
CategoryBispo, Diocese