Foi apresentado o Terço JMJ Lisboa 2023, a poucas semanas do início de maio, mês de Maria e encontra-se à venda em três versões e com meditações dos Mistérios do Rosário com um texto introdutório do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Trata-se de um produto oficial que, do ponto de vista pastoral, é um convite à oração. Está à venda, através do Facebook @juventude.viseue em forms.gle/k6rovF5grcfhQ8bg7.

O primeiro momento de oração está agendado para 1 de maio, online, com a participação dos jovens das dioceses portuguesas. “Num país marcadamente de tradição mariana como Portugal, o terço não poderia deixar de ser um dos elementos identificadores da JMJ, a par do logotipo e hino oficiais. Aliás, alegrou-nos muitíssimo a mensagem do senhor Presidente da República que partilhou connosco a intenção de o Papa Francisco desejar visitar Fátima no contexto da JMJ”, refere D. Américo Aguiar, Bispo auxiliar de Lisboa e Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.

Tendo como ponto de partida a identidade gráfica da Jornada, o Terço integra como elementos centrais a Cruz da JMJ Lisboa 2023, e, no passador, o lema da JMJ 2023, definido pelo Papa Francisco: «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39). Nas contas do Pai-Nosso está a referência «JMJ LISBOA 2023», impressa nos idiomas oficiais (português, espanhol, inglês, francês e italiano).

Com o terço é disponibilizado um folheto com a meditação dos Mistérios do Rosário, com a introdução do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. “Como Maria partiu de Nazaré para a Judeia, até à casa de Isabel, também nós partimos, da convocação do Papa Francisco até ao verão de 2023. Com Maria levamos Jesus, que por nós quer chegar a muitos. Isto mesmo nos convence que só com Jesus e Maria atingiremos o objetivo da JMJ. É por isso que a oração do Terço é tão importante, especialmente agora”, escreve D. Manuel Clemente.

Nos três modelos criados, o cordão do terço é em fio de algodão. Duas versões são em madeira, uma trabalhada e outra mais simples. A outra versão usa o plástico reciclado como matéria-prima. As peças assumem a preocupação ambiental, com algumas características peculiares, como o facto de em cada terço de plástico ser usado material reciclado equivalente a 35 tampas de garrafa de água.

Comunicar para todos, nomeadamente através da linguagem inclusiva (braile e pictogramas), é uma prioridade da JMJ Lisboa 2023 que está presente nas embalagens dos terços, em papel reciclado.

Durante o mês de maio, estará disponível, no site da JMJ Lisboa 2023, a versão áudio e em língua gestual portuguesa as meditações propostas para o terço JMJ Lisboa 2023.

Em breve será enviada mais informação sobre o momento de oração marcado para 1 de maio.

Fernando Diniz Chapeiro
Diretor da Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu