Gratidão pela Missão

A Diocese de Viseu, em comunhão fraterna com os Missionários Combonianos, partilha sentimentos de ação de graças pelo dom da vida e missão do missionário Padre António Ino, que, depois de ter servido a Igreja Diocesana a partir das missões que lhe foram confiadas pelos superiores no Seminário das Missões em Viseu, serviu também a Igreja diocesana no acolhimento espiritual e serviço de confessionário aos sacerdotes, consagrados e leigos, na capelania da Casa de Saúde de São Mateus – Hospital, assistindo a todos, particularmente os doentes, na capelania do convento de Santa Beatriz da Silva, na pregação e animação missionária nas paróquias da nossa diocese.

Chegou de Itália a Viseu para fazer parte da comunidade do Seminário das Missões, onde começou a sua missão pastoral em Portugal. Daqui partiu para outros destinos e missões que a Congregação lhe confiou, passando bastante tempo em Moçambique, regressando em 2002 a Viseu, onde serviu em várias frentes da pastoral, com fé, zelo apostólico, alegria e grande espírito de disponibilidade sacerdotal e missionária.

Desta sua casa, o Seminário das Missões em Viseu, partiu, na manhã de quarta-feira, dia 2 de junho de 2021, para regressar à casa do Pai, depois de um tempo curto em que foi mais fragilizado pela doença. Viveu sempre muito alegre e confiante, na fidelidade à vontade de Deus, unido ao seu Bispo, aos seus Superiores e a toda a Congregação dos Missionários Combonianos. Deixou-nos como sempre viveu, unido a Jesus em oração, feliz e a sorrir para todos.

As exéquias serão na próxima sexta-feira, dia 4 de junho, na Capela do Seminário dos Missionários Combonianos em Viseu.

A Diocese de Viseu, o seu Bispo, presbitério, consagrados e leigos, apresentam os seus pêsames aos Missionários Combonianos e à sua família, e rezam a Deus para que o recompense pela sua vocação missionária e lhe dê o eterno descanso.

Agradecemos ao Senhor o dom de termos conhecido e convivido com este sacerdote bom, zeloso e afável, com um grande perfil missionário e espiritual. Esperamos que continue na glória de Deus a interceder por toda a Diocese de Viseu.

Viseu, 3 de junho de 2021

+ António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu