Observatório Pastoral

O Mês de Junho é todo ele consagrado ao Coração de Jesus.

Esta festa litúrgica do Sagrado Coração de Jesus, realiza-se na sexta-feira seguinte ao Corpo de Deus, teve o seu início com São João Eudes, um impulso importante com as aparições a S. Margarida Maria Alacoque. Embora esta devoção remonta aos séculos XII e XIV. No entanto a sua devoção tem inícios na última ceia quando o discípulo amado reclina a cabeça sobre o coração do Divino Mestre, e o seu ponto culminante no alto da Cruz. Esta devoção expressa-se de dois modos, como afirma o Papa Bento XVI: “Por outro lado, esse mistério do amor de Deus por nós não constitui só o conteúdo do culto e da devoção ao Coração de Jesus: é, ao mesmo tempo, o conteúdo de toda verdadeira espiritualidade e devoção cristã. Portanto, é importante sublinhar que o fundamento dessa devoção é tão antigo como o próprio cristianismo. De fato, só se pode ser cristão dirigindo o olhar à Cruz de nosso Redentor, “a quem transpassaram”. Com esta devoção mergulhamos na vivência do Evangelho.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus não é mais uma devoção, inscrita na religiosidade popular, na vida do crente e da Igreja. Pelo contrário ela expressa o essencial da fé cristã: o amor imenso de Deus pela humanidade, que tem a sua consumação plena em Jesus Cristo, o Filho de Deus. Um coração encarnado, que se entregou, por amor até ao fim para redimir todos os homens. Um coração que transforma o coração do homem. Tornando possível uma nova humanidade, uma nova civilização alicerçada no amor. É naquele coração de homem com que nos amou Jesus, que nos amou até ao extremo, até ao fim, foi trespassado pela lança, e do seu lado aberto saiu sangue e água, no alto da cruz. É desta fonte inesgotável e perene que brota a vida nova e eterna. É do coração de Jesus que emana a energia necessária, para viver e cumprir a nossa vocação ao amor, realizando a nossa missão. Só contemplando as entranhas do Coração sacratíssimo de Jesus Cristo, podemos aprender o que é o amor e o que significa amar.

Esta devoção é um convite a bebermos desta fonte inesgotável de vida. Da Igreja brotam os sacramentos, para abrirmo-nos ao mistério de Deus e do seu amor, para assim sermos transformado e redimidos por Cristo.

Mensalmente, na primeira sexta-feira de cada mês, é um convite a aprofundarmos a nossa relação com o Coração de Jesus, para reavivarmos em nós o amor salvífico de Deus, acolhendo-O, cada vez mais e melhor na nossa vida, estando e vivendo com Jesus, uma relação íntima, pessoal e existencial. É nesta devoção ao Coração de Jesus, trespassado por amor, a todos os homens e mulheres, que nos leva ao autêntico conhecimento d’Ele, e aprofundarmos mais na nossa vida o seu amor. É por Jesus Cristo, que conhecemos melhor o amor de Deus, experimentamo-lo e temos o nosso olhar até Ele, até vivermos por completo a experiência do amor, para o testemunha-lo aos demais. É neste amor, experimentado, aprofundado, vivenciado e testemunhado, que se encontra a essência da vida da Igreja e de cada cristão. Já afirmava o Papa São João Paulo II que, “junto do Coração de Cristo o coração do homem aprende a conhecer o sentido verdadeiro e único de sua vida e de seu destino, a compreender o valor de uma vida autenticamente cristã, a se preservar de certas perversões do coração humano, a unir o amor filial para com Deus ao amor do próximo…é no Coração de Cristo que o homem recebe a capacidade de amar.” Para bem viver essa real e profunda experiência de Deus que é dada ao contemplar o Sagrado Coração de Jesus, é preciso olhar para o nosso coração, deparar com o vazio da nossa existência e superar o nosso nada, ao mergulhar no coração de Jesus: nele encontraremos a profundidade da misericórdia de Deus e o sentido de nossa vida. Assim, o homem quando busca o seu sentido de vida busca na verdade o Sagrado Coração de Cristo. É isso mesmo: Só no coração de Cristo é que o homem vai encontrar alento e descanso em meio ao vazio existencial que deparamos quando não nos voltamos para Deus.

Apostolado de Oraçã00o
Diocese de Viseu