A caminho das JMJ 2023

Os Bispos de Portugal com dois representantes de cada Diocese reuniram-se em Fátima de 14 a 16 de junho de 2021 para participar nas Jornadas de Formação do Episcopado. Refletiram juntos sobre o tema: “Evangelizar. A receção do Sínodo dos Bispos sobre os jovens e a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023”. O encontro foi orientado pelo Salesiano Padre Rossano Sala, Professor da Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, Secretário Especial da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo sobre o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. É ainda Consultor da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos.

Falou do modo como foi preparado a nível mundial, a realização e vivência em Roma de 3 a 28 de outubro de 2018.  Disse que as conclusões deram origem à publicação da Exortação Apostólica: “Cristo Vive”, dirigida especialmente aos jovens e aos seus animadores. Ajudou-nos a refletir sobre o caminho sinodal realizado e os passos que foram dados a nível Mundial e na Europa. Fez uma profunda reflexão sobre o contexto da sua receção em Portugal e o impacto que teve nas dioceses portuguesas a nível da renovação da Pastoral Juvenil.

O estudo e a reflexão nas Jornadas constou de uma introdução, quatro conferências muito precisas e bem elaboradas, com reflexão pessoal, trabalho de grupos e um plenário onde foram apresentados os temas mais pertinentes.

Foi um tempo de kairós, muito rico de conteúdos doutrinais, teológicos, eclesiais e experiências pastorais iluminadas por testemunhos. Trabalho realizado com profundidade, sabedoria humana e pastoral, num ambiente de interiorização, oração, partilha, sinodalidade e dimensão pastoral com horizonte missionário. É preciso ajudar os jovens a serem protagonistas da evangelização dos outros jovens.

Tarefa importante em cada Igreja particular são as pré-Jornadas, as JMJ 23 em Lisboa, mas muito mais importante é o pós-Jornadas, que hão-de dar continuidade a deste processo de evangelização, de catequese e de celebração em cada diocese. Depois das Jornadas a Igreja em Portugal tem que ser mais jovem e contar com o contributo dos jovens para ser uma “Igreja em saída”, mais “missionária”, atenta aos sinais dos tempos em processo de transformação da sociedade num mundo mais justo, mais fraterno e mais solidário.

Para evitar situações que possam produzir menos frutos humanos, morais, sociais e espirituais ajudou-nos a fazer um itinerário pastoral assente em quatro conferências  onde foram enfatizados os seguintes temas:

1. O Contexto atual. Cenários globais e a Igreja na Europa em tempos de pandemia.

Hoje tudo é diferente. Somos todos vulneráveis. Habitamos uma casa comum. Parece que a Igreja na Europa perdeu o brilho. As diversas reações. E os jovens?

“A fé em Deus vai sendo substituída tendencialmente pela confiança científica e a fé vive um processo de “esculturação”. É preciso buscar a centralidade da caridade concreta tornando-nos cristãos mais maduros no mundo de hoje.

2. Provocações Papais. Os desafios lançados por Francisco à Igreja e ao mundo.

Abrir o caminho aos desafios pastorais em resposta de sinodalidade. Descobrir  a partir da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium o caminho da conversão missionária e a viragem evangelizadora da Igreja. Encontrar na Christus Vivit o caminho encorajador para sairmos de nós mesmos e irmos ao encontro dos outros, principalmente ajudar os jovens a encontrar a beleza de Deus e a frescura da Igreja. “Comunhão, participação e missão” são três palavras que devem ajudar o povo, e pastores juntos a empenharem-se em cada comunidade para organizar uma verdadeira pastoral juvenil.

3. Evangelização Missionária. A receção e o relançamento do Sínodo da Juventude.

“Evangelizar!” O Papa Francisco lembra que “dar prioridade ao tempo é ocupar-se mais com iniciar processos do que possuir espaços”.

A ação pastoral da Igreja, assim como o Sínodo dos jovens deve ser entendido como uma grande sementeira. Eis o desafio também para preparar bem a JMJ 2023. É preciso convidar toda a Igreja, todos os jovens, todas as comunidades a empenharem-se nesta sementeira da Palavra de Deus nos corações nobres e generosos, que são a boa terra, onde deve ser lançada a semente do Evangelho.

“O Sínodo realizado a nível da Igreja universal sem uma receção em cada Igreja local é semelhante a uma semente lançada em terreno estéril, destinada a morrer sem dar fruto”.

4. Pastoral Juvenil. Jornada Mundial da Juventude: Oportunidade ou tentação.

“A pastoral juvenil como um laboratório permanente de renovação da pastoral da Igreja,” com convicções e aberta ao futuro da renovação da Igreja e do cuidado comum do nosso mundo. Convidou-nos a fazer uma preparação juntos e um trabalho em conjunto para viver as JMJ 2023, como caminho de renovação da Pastoral Juvenil  em Portugal. Para estas frutificarem num maior ardor missionário, onde todos experimentem que são a verdadeira Igreja de Jesus Cristo, a percorrer as novas auto estradas da evangelização, da comunicação, da comunhão, da unidade, da sinodalidade, desafiados por um verdadeiro espírito de fraternidade e de solidariedade.

Convido todos os pastores, todas as comunidades, todas as famílias, todos os jovens da Diocese de Viseu a prepararmos bem as Jornadas Mundiais da Juventude a começar pelo trabalho pastoral de renovação que desejamos implementar no meio de nós. Sonho com uma pastoral familiar, juvenil e vocacional a caminhar de mãos dadas neste dinamismo de Maria, que se levantou e se pôs a caminho para ir servir com alegria, disponibilidade e caridade a sua prima Isabel.

Levantemo-nos todos juntos e coloquemos a nossa vida e sabedoria ao serviço dos jovens e da Igreja.

† António Luciano,
Bispo de Viseu