Observatório Pastoral

Em 2023 será um ano especial para a Igreja de Portugal e, de forma muito particular, para os seus jovens e animadores: vamos acolher a Jornada Mundial da Juventude. Por isso, a Pastoral da Juventude, está a fazer caminho com todos os seus jovens, animadores, movimentos e demais pastorais da Diocese. Para isso estamos a colocar em prática a Exortação Apostólica “Cristo Vive”.

O Papa Francisco nesta Exortação Apostólica, entre muitas conclusões e afirmações interessantes, reconhece que existem muitas juventudes (n. 68) e que essas juventudes estão muito presentes no meio digital, dizendo que este meio é a nova praça onde os jovens se encontram e que “a web e as redes sociais já constituem um lugar indispensável para se alcançar e envolver os jovens nas próprias iniciativas e atividades pastorais”(n. 87).

O Santo Padre refere ainda que “a pastoral juvenil, tal como estávamos habituados a realizá-la, foi abalroada pelas mudanças sociais e culturais” (n. 202), é necessária uma mudança de paradigma que consiga explorar a pluralidade de juventudes (de contextos, de culturas, de carismas…), e ainda adaptar às mudanças sociais e culturais dessas juventudes.

Para se conseguir essa mudança de paradigma criou-se o Podcast semanal “Como é que Cristo Mexe”.

Este Podcast acontece em direto todas as segundas-feiras, às 21:30, na rede social Instagram (a rede social mais utilizada pelos jovens) na conta @juventude.viseu, no entanto, depois fica disponível em diferido nesta rede social e, mais tarde, é também publicado nas contas de Youtube e de Facebook da Pastoral Juvenil.

Embora a ideia da sua criação e do nome tenham sido inspirados no podcast do Bruno Nogueira, intitulado “Como o bicho mexe”, o conteúdo e formato são originais da Pastoral Juvenil.

As ideias centrais deste Podcast são: deixar que sejam os jovens a mostrar a pastoral juvenil aos outros jovens e também envolver os animadores juvenis das nossas paróquias na Pastoral Juvenil Diocesana.

Para conseguirmos o primeiro objetivo, temos sempre um convidado especial em cada episódio e que dá a conhecer como Cristo mexeu na sua vida, no passado e no presente. Porque havendo muitas juventudes, existe também uma pluralidade de formas de Jesus tocar o coração de cada jovem.

Para conseguirmos o segundo objetivo, não só convidamos os animadores a estarem presentes e a participarem, como tem acontecido, como também temos um espaço de informações, em que o Diretor da Pastoral Juvenil, Fernando Chapeiro, informa e divulga todas as atividades e iniciativas que estão a acontecer ou que irão acontecer e como é que os nossos jovens podem participar ou ajudar.

Além destes dois momentos, existe também a terceira e última parte: “Os tagarelas de Cristo”. Esta parte é uma conversa entre o Diretor Fernando Chapeiro, que modera a conversa, o João Paiva que lê e interpreta um texto do Cardeal Tolentino Mendonça, o Padre André Silva que faz uma catequese a partir desse texto e o Frei José Carlos que termina o Podcast com uma história que nos deixa sempre de coração bem aberto, para que Cristo possa mexer mais e melhor com cada um de nós.

Contamos contigo, na próxima Segunda-feira às 21:30 no Instagram da Pastoral da Juventude!

Pe. André Silva, Pastoral da Juventude
CategoryDiocese, Pastoral