Caríssimos diocesanos e pessoas de boa vontade, que vivem na Diocese de Viseu.

A Igreja é o povo de Deus, reunido à volta do seu Pastor, o Bispo da Diocese que com o seu presbitério, diáconos, consagrados e leigos, todos os que se sentem em comunhão, unidade e corresponsabilidade pastoral constituem a única Igreja de Cristo, presente em toda a terra e aqui na nossa querida Diocese de Viseu.

No dia 23 vamos celebrar mais uma vez a dedicação da nossa Catedral, Igreja Mãe da Diocese, dedicada a Nossa Senhora e com a proteção de São Teotónio e de todos aqueles que a serviram ao longo de tantos séculos, os pastores que Deus nos deu e os fiéis leigos e consagrados que aqui viveram e testemunharam a fé. Por eles memória agradecida e ação de graças.

Por nós, que hoje temos a responsabilidade, a alegria de servir esta Igreja de Viseu, pedimos a Deus fé, amor, fortaleza, confiança e esperança, sonhando tempos novos.

Que todos sonhemos com uma Igreja mais renovada, mais santa, com mais vocações, participação, comunhão e integração dos leigos, principalmente no envolvimento das famílias e da juventude.

Queremos sonhar com uma Igreja mais dinâmica, guiada pelo Espírito, mais jovem, evangelizadora, orante e presente nas periferias, particularmente atenta aos pobres, às vítimas da pandemia e aos mais vulneráveis.

Que na celebração da Eucaristia no dia da dedicação da nossa Catedral, saibamos oferecer-nos como sacrifício agradável a Deus, para alcançarmos cada vez mais a “conversão pessoal e a renovação pastoral”.

Que todos rezemos pela Igreja diocesana e nela aprendamos a ser cada vez mais discípulos missionários. Que sejamos uma Igreja dedicada ao Senhor e ao serviço dos pobres num caminho de evangelização e santidade. Uma Igreja atenta a Deus, mas que não se distrai na missão que deve realizar junto dos irmãos.

O primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos está a chegar.

Celebremos em ambiente de festa, de oração, de ação de graças e de louvor a Eucaristia do próximo domingo dia 25, lembrando os avós, os idosos e os netos, a família e a Igreja.

As gerações, pais, filhos e netos, devem crescer no amor, na relação, no acolhimento, na proximidade, no serviço e nos afetos marcando cada vez mais este dom de vida intergeracional. Rezemos pelos avós e pelos netos e façamos algo de concreto nas nossas celebrações que marque este dia, que o Papa Francisco nos convida a celebrar com tanto empenho e compromisso pastoral. Cuidemos das nossas famílias e teremos um mundo melhor. Rezemos pelas famílias, pelos avós, pelos idosos, pelos adultos e pelos netos. Que sejamos uma Igreja querida e amada por Deus, abençoada e protegida por Maria Santíssima e São José, por São Joaquim e Santa Ana.

† António Luciano,
Bispo de Viseu