1. O amor é a fonte da felicidade e tem a sua nascente em Deus, que é “vida em abundância”. A felicidade é um dom inestimável do alto. Sede alegres e aspirai aos dons espirituais. A alegria de viver uma vida feliz em espírito de bem-aventurança é um dom concedido pela Sabedoria Divina a quem contempla a Deus e n’ Ele mergulha toda a sua vida através da oração, da meditação e do alto dom da contemplação.
  2. A escuta e o acolhimento de Deus e da sua Palavra alegram o coração do crente e enchem de felicidade interior a alma de quem escuta a Deus. “Senhor sois o meu Deus desde a aurora vos procuro” (Sl 62). Santa Beatriz no recolhimento interior do convento em Toledo durante 30 anos viveu este mistério de vida escondida em Deus, fazendo esta grande experiência mística, diante do sacrário na contemplação de Jesus, na adoração e no silêncio, onde soube perscrutar os grandes desígnios de Deus na sua vida de consagrada. Jesus escondido no sacrário falou-lhe numa linguagem mística e de amor, como jovem acolheu no dom do amor esponsal o verdadeiro e único amor do qual Jesus é o seu verdadeiro Esposo. Também ela pode repetir. “Só Deus basta” (Santa Teresa de Ávila).
  3. A força misteriosa da oração como um mergulhar profundo em Deus, fê-la encontrar a riqueza espiritual e interior da contemplação, da qual Santa Beatriz fez “um vaso de eleição”. Identificada com Maria a mulher do sim, do silêncio, do serviço, da intercessão, a verdadeira discípula de Cristo. Santa Beatriz recebeu do Senhor o dom altíssimo da mais elevada contemplação e assim se fez pequenina e humilde como Maria de Nazaré. Desprezando as honras e riquezas da corte, do mundo da nobreza onde Deus escolheu Beatriz para realizar o caminho do desprendimento e da pobreza como ideal, que fez dela uma jovem que se enamorou do Rei e por isso foi ao encontro do seu Esposo, Cristo Senhor.
  4. Santa Beatriz move-se na busca da vontade de Deus, num caminho de perfeição e realização da sua vocação contemplativa. Escuta, reza, procura, entrega-se ao bem maior buscando a própria salvação e a das suas próprias irmãs. A falta de generosidade de muitos para com Deus, provoca a crise das vocações na Igreja que hoje se vive. Que Santa Beatriz nos ensine o caminho da esperança e da verdadeira vida que nos levem a ser protagonistas do verdadeiro jardim de Deus nas nossas vidas e no nosso mundo. Que o exemplo de Santa Beatriz estimule muitos jovens a percorrer a auto estrada do bem e o verdadeiro caminho da santidade.
  5. O sinal da bem-aventurança de uma vida feliz manifesta-se na pobreza, castidade e obediência e reflete-se na estrela que brilha na sua fronte. Identifica a sua fé, pureza e confiança e faz da sua beleza uma meta singular de devoção à Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria. Só Maria nos mostra com seu rosto materno ser a estrela divina, que na iconografia de Santa Beatriz faz dela uma jovem muito feliz envolvida na brancura da açucena de S. José e no manto azul da Rainha do Céu. “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”. Que os seus anjos nos conduzam pelos caminhos da beleza e do bem espiritual.
  6. Santa Beatriz é a imagem de um verdadeiro oásis de vida espiritual, que brota num convento ou num mosteiro onde a oração, o silêncio, o louvor, o canto, o estudo, o trabalho e a santificação são as formas escolhidas para uma vida de verdadeira contemplação. Uma vida escondida em Deus, como a de Santa Beatriz é sempre uma fonte de água viva, de vida pura como a neve, de evangelização dos fiéis, de bênção e de inspiração para a igreja e para o mundo. Que este convento seja sempre um verdadeiro oásis de vida espiritual a irradiar a luz e a santidade de Deus para toda a Diocese.
  7. Uma oração de ação de graças, de louvor, um pedido urgente feito na oração, a contemplação da presença viva do Senhor, o pedir a luz para iluminar o coração, o desejo de santificação do povo de Deus, o saber implorar com fé e fortaleza o aumento das vocações consagradas, o testemunho dos sacerdotes, dos diáconos, das noviças, dos seminaristas iluminados pelo dom da sabedoria são uma graça que o Espírito Santo concede à Igreja, através da santidade de vida de Santa Beatriz da Silva e das suas filhas espirituais.
  8. Que Santa Beatriz, na glória do Céu, interceda por nós para nos dar a graça de sermos felizes como ela. Senhor que coroastes Maria, como Rainha das Virgens, concedei-nos por intercessão de Santa Beatriz uma vida na retidão e transparência de costumes, que nos ajudem a servir sempre a Deus com pureza de coração e da alma. Ámen!

Convento de Santa Beatriz, 17 de agosto 2021

† António Luciano, Bispo de Viseu