Nós serviremos o Senhor

O diálogo de Josué com o povo de Israel ao desejar entrar na terra prometida ajuda-nos a entender as mudanças na nossa vida e no serviço da Igreja:

“Eu e minha família serviremos o Senhor” (Js 24, 1-2ª. 15-17.18b).

Este texto é uma bela meditação que nos ajuda a interiorizar e a tomar consciência do verdadeiro discernimento acerca da liberdade e da responsabilidade das nossas escolhas para seguir e servir o Senhor no seu povo.

Jesus Cristo é o bom Pastor, que dá a vida e que nos chama a segui-lo na radicalidade do serviço aos irmãos. Jesus deu-nos o exemplo, Ele que era rico fez-se pobre para nos enriquecer com a sua pobreza. Este estilo de vida manifesta-se também na comunhão e na obediência à vontade do Pai.

A missão de Jesus na Igreja, mostra ao mundo o múnus de ensinar, de santificar e de governar. Na vida de cada Igreja particular os presbíteros, os consagrados e os leigos são chamados a participar na corresponsabilidade do ser­viço em favor do maior bem das comunidades paroquiais e outros serviços da Igreja para bem do seu povo. Todos aqueles que são chamados a uma nova missão na Igreja, na Diocese quer mudando de Paróquia, ou assumindo outros serviços diocesanos devem sentir-se animados na esperança e alegria pascal com a força da nossa oração e do nosso sacrifício. As nomeações agora realizadas e confiadas a cada um, devem ser entendidas à luz do projeto de Deus e de renovação da nossa Diocese de Viseu.

Agradeço a todos aqueles os que assumem os novos serviços, ou deles são desvinculados o espírito de disponibilidade, de generosidade, de acolhimento e de colaboração que manifestaram ao aceitar os novos desafios.

Convido o povo de Deus a rezar pelos sacerdotes nomeados, e a colaborar com eles no ministério. Em tempos de pandemia e carência de vocações à vida consagrada, sacerdotal e ao matrimónio, peço a todos que rezem por esta intenção, de modo particular na nossa Diocese.

Como dizia São Francisco de Sales: “Nada pedir nada recusar, onde te colocarem deves florir.” Com a proteção da Nossa Senhora, padroeira da nossa Diocese, de São José, de São Teotónio e da Beata Rita Amada de Jesus, peço as maiores bênçãos de Deus para todos aqueles que mostram disponibilidade para a mudança de missão eclesial.

† António Luciano, Bispo de Viseu

– Agradecemos ao reverendo Padre Rogério Tadeu Mesquita Marques pelo trabalho pastoral realizado nas Paróquias de Cunha Alta, Freixiosa e Quintela de Azurara.

Para Pároco da Paróquia de São Pedro de Cunha Alta, de Santa Luzia de Freixiosa e de São João Baptista de Quintela de Azurara, Arciprestado de Beira Alta, nomeamos o reverendo Padre António José Clementino, em acumulação com as paróquias que lhe estão confiadas. Nomeamos também Vigário Paroquial destas Paróquias o reverendo Padre João Martins Marques.

– Nomeamos o reverendo Padre João Martins Marques Vigário Paroquial das Paróquias de Santa Cecília de Abrunhosa-a-Velha, Nossa Senhora da Assunção de Chãs de Tavares, São João da Fresta, São Salvador de Travanca de Tavares e de Santa Maria de Várzea de Tavares, do Arciprestado de Beira Alta, em acumulação com as paróquias que lhe estão confiadas.

– Agradecemos ao reverendo Padre Rogério Tadeu Mesquita Marques todo o trabalho realizado ao serviço dos doentes e vulneráveis.

Para Assistente Espiritual da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde nomeamos o reverendo Padre Paulo Jorge Figueiredo Domingues, em acumulação com as funções de Pároco de Mangualde e das paróquias que lhe estão confiadas.

– Agradecemos ao reverendo Padre Eurico José Pereira Teixeira de Sousa pelo trabalho pastoral realizado na Paróquia de Mioma.

Para Párocos “in solidum” da Paróquia de São Pedro de Mioma, Arciprestado do Dão, nomeamos os reverendos Padres José Cardoso de Almeida e António José de Almeida Rodrigues, sendo moderador o Padre José Cardoso de Almeida, também presidente da Direção da Cáritas Paroquial de Mioma.

– Nomeamos o reverendo Padre Carlos Miguel Nunes Pereira Monge Vigário Paroquial das Paróquias de São Pedro de Mioma e de Santo André de Ferreira de Aves, do Arciprestado do Dão.

– Nomeamos o reverendo Padre Ermelindo Cardoso Ramos Vigário Paroquial da Paróquia de Santo André de Ferreira de Aves, do Arciprestado do Dão.

– Agradecemos ao reverendo Padre Luís Miguel Figueira da Costa pelo trabal­ho pastoral realizado na Paróquia de São João de Lourosa.

Para Administrador da Paróquia de São João de Lourosa, Arciprestado de Viseu Rural, nomeamos o reverendo Padre José Marcelino Pereira, Arcipreste.

– Agradecemos ao reverendo Padre Luís Miguel Figueira da Costa pelo trabalho realizado na Fundação.

Para Diretor da Fundação Jornal da Beira e da Livraria Jornal da Beira nomeamos o reverendo Padre Abel Ferreira Rodrigues, Ecónomo da Diocese de Viseu, mantendo-se os restantes membros em funções.

– Por indicação do Superior Provincial (Visitador) da Província Portuguesa da Congregação da Missão – Padres Vicentinos, Padre Nélio Pereira Pita, nomeamos o reverendo Padre Luciano da Costa Ferreira, da Comunidade dos Padres Vicentinos residentes na Paróquia e Campo de Madalena, Assistente Espiritual do Conselho Central da Sociedade de S. Vicente de Paulo de Viseu. Fica também a seu cargo o acompanhamento espiritual das Conferências Vicentinas existentes nesta Diocese de Viseu.

CategoryBispo, Diocese