Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Observatório Pastoral

 

A mensagem do Evangelho tem que chegar ao Mundo pela sua proclamação, mas também, e SOBRETUDO, pela sua vivência. Esta é uma tarefa que tem que ser assumida por todos, consagrados e leigos.

Nos dias de hoje, a Igreja tem que ser uma verdadeira família onde cada um tem uma missão.

Queremos, como leigos, viver a nossa missão específica no meio do mundo pois só desta forma o Evangelho consegue ser interpelador, apresentar-se próximo da vida das pessoas e para a vida das pessoas, sendo este por nós vivido, inculturado e proclamado em qualquer lugar da cidade, do tempo e da história. Assim, o Evangelho pode apresentar-se com credibilidade e como “A Boa Noticia”, um verdadeiro instrumento de salvação, integrante e transformador do modo de vida dos homens.

Com este espírito, a Família Missionária Verbum Dei esteve recentemente reunida em Loeches, perto de Madrid, para definir os estatutos dos “Discípulos Missionários Verbum Dei”, os leigos que não sendo consagrados fazem parte da Família Missionária Verbum Dei, também composta pelos membros da Fraternidade Missionária (missionários, missionárias e casais missionários consagrados) e pelos leigos missionários consagrados (homens e mulheres consagrados que vivem na sua realidade social).

O Simpósio, que teve como lema “Reaviva o Dom que há em ti” (2Tim 1,6), centrou-se na identidade e missão dos Discípulos Missionários Verbum Dei, tendo em vista a elaboração das suas próprias normas no seio deste movimento apostólico.

Os participantes rezaram e aprofundaram o seu papel na Igreja, principalmente na sua missão evangelizadora, como consequência natural do sacramento batismal e conscientes que há um chamamento específico aos leigos para que assumam o papel próprio que têm na dinâmica evangelizadora da igreja através do carisma específico da Família Missionária Verbum Dei que elaboraram o seu próprio estatuto com grande consenso geral.

Através da oração, do testemunho de vida e da pregação da Palavra, a Verbum Dei vive de forma concreta o seu Carisma, o de formar apóstolos e gerar comunidades evangelizadoras, ou seja, sendo já missionário pelo Batismo, e tomando consciência desse Dom que há em cada um, o Discípulo Missionário assume a missão de viver e sair em evangelização, inspirado pelo testemunho das primeiras comunidades Cristãs.

Esta é uma missão que não é exclusiva dos consagrados, pelo contrário, é uma missão da qual os leigos não podem excluir-se, é um direito que sentimos como próprio: dar o que de Jesus recebemos e contribuir assim para que o Evangelho esteja inserido em todas as plataformas educacionais, sociais, políticas, familiares, culturais da sociedade. Neste sentido, o Simpósio foi um momento forte da ação de Deus porque reforçou a vertente missionária do Carisma numa resposta inequívoca ao apelo do Papa Francisco para uma Igreja em saída, uma Igreja Eclesial, uma Igreja que fundamenta a sua Fé na Palavra de Deus enraizada na vida dos Homens, transformadora do Mundo e Luz para a Humanidade.

 

Ir. Ana Coimbra
Missionários Verbum Dei
CategoryDiocese, Pastoral

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: