A Diocese de Viseu vem por este meio comunicar a todos os fiéis da Diocese e responsáveis pastorais e paroquianos da Paróquia do Coração de Jesus, o falecimento do Reverendo Padre Doutor Milton Lopes da Encarnação, no dia em que ocorriam 28 anos da sua presença como pároco desta comunidade da cidade de Viseu.

A Diocese está de luto, mas o Ressuscitado está connosco e ilumina com esperança o nosso futuro.

Pastor zeloso, organizador, líder com capacidade de congregar, foram muitos os leigos, sacerdotes e religiosas que com que com ele trabalharam na paróquia. Foram privilegiados com o seu saber, a sua amizade, a sua estima e gratidão. Um intelectual, um exímio professor, um pároco zeloso e uma referência no saber teológico-pastoral e na organização paroquial. Soube rodear-se de muita gente, formando discípulos, delegando nos leigos, incutindo-lhes responsabilidade, respeitando a sua liberdade, e ensinando-os a caminhar em conjunto, em Igreja. Era um homem de fé, de carácter, de firmeza e de gratidão com uma igreja de porta aberta para todos.

A notícia da sua morte chegou ao final da tarde de domingo, ocorrida no Centro Sócio Pastoral da Diocese de Viseu. Deus chamou para si este humilde servidor da vinha do Senhor, o Padre Doutor Milton da Encarnação, nascido no Sátão a 21 de fevereiro de 1939. Foi ordenado sacerdote por D. José da Cruz Moreira Pinto no dia 29 de julho de 1962. Foi docente no Seminário Menor de Fornos de Algodres entre 1962 e 1970.

Estudou em Paris, na Universidade Católica, entre 1970 e 1980. Alcançou a Licenciatura em Teologia bíblico-sistemática em 1972, o Mestrado em Teologia sacramental e Liturgia em 1974, D.E.A. em Teologia Pastoral, no mesmo ano, a Habilitação ao Doutoramento em Ciências teológicas em 1975, a Licenciatura em Filosofia em 1978, o Mestrado em Pedagogia (C. da Educação) em 1980, o D.E.A em Ciências Sociais em 1980, a Habilitação ao Doutoramento em Sócio pedagogia, no mesmo ano, o Doutoramento em Filosofia/Sócio pedagogia em 1987 e o Doutoramento em Teologia/Antropologia religiosa em 1992.Foi professor do Seminário Maior de Viseu, entre 1980 e 1987. Docente na Escola Superior de Educação de Viseu em 1982-1982. Foi professor no Instituto Piaget Viseu entre 1994 e 2009 e no Instituto de Teologia das Beiras e Douro entre 2002 e 2013.

Os últimos 28 anos viveu-os a servir com generosidade, alegria e disponibilidade a Paróquia do Coração de Jesus em Viseu, como pároco e organizador pastoral.

Confortado com a graça dos sacramentos, amou a Igreja com a força da oração, do zelo pastoral que lhe era próprio. Tudo lhe vinha do amor do Coração de Jesus.

Ultimamente foi acompanhado por um membro da família, pelo Diretor do Centro Pastoral, Cónego Miguel Abreu, irmãs, funcionárias e servidores desta Instituição. O Senhor da vida em abundância veio chamá-lo serenamente nas II vésperas de domingo, para as celebrar festivamente à mesa do Banquete das Bodas do Cordeiro.

Que o Senhor o recompense pelo bem que realizou como homem, cristão, sacerdote, professor, formador de muitos sacerdotes, leigos e consagrados.

Deixou-nos no dia em que celebrava 28 anos como “Pároco da Igreja Nova”, Paróquia do Coração de Jesus, como ele gostava de dizer a todos.

Em meu nome pessoal, da Diocese de Viseu, do Seminário, da Paróquia quero apresentar ao seu irmão Padre António da Encarnação, irmãs, sobrinhos e familiares, assim como a todos os seus colaboradores, amigos e paroquianos do Coração de Jesus, os meus sentidos pêsames, pedindo a Deus que o recompense dos seus trabalhos e lhe conceda o eterno descanso. A toda a sua família, paroquianos e amigos agradecemos a Deus o dom de o ter conhecido, trabalhado com ele e de beneficiarmos do seu múnus pastoral exercido com tanto saber, disponibilidade, serviço, fé, esperança e caridade para com todos.

Rezemos ao Senhor pelo seu eterno descanso. Pedimos que junto do Senhor da Messe interceda por nós, para que Jesus nos envie muitos trabalhadores para a sua Igreja.

† António Luciano dos Santos Costa,
Bispo de Viseu

Exéquias

O corpo será velado na Igreja Paroquial de Coração de Jesus, a partir das 11h. de hoje.

A celebração das Exéquias, com Ofício de Vésperas e Eucaristia, terá lugar amanhã, dia 21, pelas 14.30 h. Posteriormente, será celebrada Eucaristia na Igreja Paroquial de Sátão, pelas 16.30 h., indo a sepultar no cemitério desta paróquia.

Para os sacerdotes que não puderem participar nestas celebrações, haverá outros momentos celebrativos propostos pela Paróquia de Coração de Jesus, nomeadamente, as eucaristias no dia de hoje, pelas 12 h. e pelas 18 h.

CategoryBispo, Diocese