Todas as minhas fontes estão em Ti Senhor!

Ecos do 52º Congresso Eucarístico Internacional

O sacramento da Eucaristia é o Sacramento da vida, da comunhão e da caridade, o alimento de todos os batizados que são peregrinos da Jerusalém celeste e realizam a verdadeira missão da Igreja, tornando-se cada vez mais discípulos missionários.

A Igreja vive da Eucaristia por excelência a sua vocação e missão, de ser no mundo Sacramento universal de salvação. A realização da vida cristã, através do Sacramento da Eucaristia, fonte e cume dos sacramentos na Igreja, desafia-nos a todos neste tempo marcado pelas restrições da pandemia. O 52º Congresso Eucarístico Internacional que se celebrou na Hungria durante estes dias de setembro com o tema: “Todas as minhas fontes estão em Ti”, são um desafio de esperança e de compromisso. A Eucaristia fonte da nossa vida e da nossa missão cristã”, são um belo desafio pastoral para a nossa conversão e renovação pastoral e das nossas paróquias e comunidades. O Papa Francisco presidiu à Eucaristia de encerramento incentivando-nos a todos a uma vida mais Eucarística e de partilha mais solidária com os pobres e refugiados, criando um mundo de partilha do pão de cada dia, de solidariedade efetiva com os necessitados, de fraternidade humana e evangélica com toda a humanidade. Disse o Papa na homilia da celebração: “Deixemos que Jesus, Pão vivo, cure os nossos fechamentos e nos abra à partilha, que nos cure da rigidez e de nos fecharmos em nós mesmos, nos livre da escravidão paralisante da defesa da nossa imagem e nos inspire a segui-lo para onde nos quer conduzir”.

Um Congresso Eucarístico atualíssimo neste momento para a vida da Igreja, leva-nos a olhar para o Mistério da Santa Cruz com esperança, dizendo sempre com uma fé pascal: “Toda a nossa glória está na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo”. A olhar para Maria a mulher Eucarística, a Senhora das Dores, a Virgem fiel ao projeto de Deus, através do seu Sim, oferecendo-nos Jesus em Belém como o verdadeiro Pão Vivo descido do Céu, a verdadeira Água Viva, que brota da fonte divina e que mata a nossa sede de infinito. Toda a razão de ser da nossa vida está em Cristo, fonte da vida nova, da nossa alegria e da nossa esperança, da nossa confiança e da certeza de que somos um povo amado por Deus. A Eucaristia fonte da nossa vida espiritual, tema de reflexão do nosso próximo ano pastoral, jorrou para nós do lado aberto de Cristo no Calvário. O Ressuscitado representa e reproduz na nossa vida o dom do mistério pascal, fruto novo da sua morte e ressurreição.

A Eucaristia completa e aprofunda a iniciação cristã e eleva à dignidade de sacerdócio real o Batismo, configurando-nos mais perfeitamente a Cristo pela Confirmação. A Eucaristia “é a principal e central razão de ser do sacramento do Sacerdócio, que nasceu efetivamente no momento da instituição da Eucaristia e juntamente com ela”.

“Família, alimenta-te na Eucaristia!”

A Eucaristia faz assim, a síntese da vida cristã e leva-nos a viver o desafio da missão na Igreja, tornando-nos discípulos missionários: A Eucaristia é Cristo vivo que se dá em alimento. “Eu sou o Pão Vivo descido do Céu” (Jo 6,36); A Eucaristia é Jesus vivo presente no nosso mundo. A Eucaristia alimenta e fortalece os cristãos em cada dia no Sacramento da comunhão. A Eucaristia é comunhão fraterna com os irmãos. “Dai-lhes vós de comer” (Mc 6,37). Pão repartido para um mundo novo, faminto de alimento, de esperança e de razões de viver. A Eucaristia é a partilha do pão da vida com toda a humanidade. A Eucaristia é geradora de vida, de unidade, de proximidade e constrói a comunhão na comunidade. A Eucaristia faz a Igreja viva, alimenta e constrói o dinamismo pastoral da comunidade. A Eucaristia é mistério de Vida, Corpo de Cristo, alimento espiritual, comunhão sacramental, contemplação interior e adoração no silêncio profundo do nosso ser.

Procurando cultivar, a partir do caminho sinodal que estamos a fazer, o verdadeiro sentido da Eucaristia na nossa vida e nas nossas comunidades, através de uma preparação mais cuidada, de uma celebração mais vivida e de um testemunho mais autêntico.

Para que os bons frutos do Congresso Eucarístico cresçam nas comunidades da nossa Diocese, eu rezo com fé em comunhão com toda a Diocese de Viseu: Ó Jesus, eu vos louvo e vos amo no Santíssimo Sacramento da Eucaristia.

† António Luciano,
Bispo de Viseu