Ao povo de Deus: sacerdotes, diáconos, consagrados e leigos

Em comunhão fraterna com o Papa Francisco vamos “caminhar juntos” na “comunhão, participação e na missão”, para construirmos uma Igreja sinodal.

Todos os batizados temos diante de nós um desafio enorme e uma oportunidade maravilhosa e única. Descobrir como “caminhar juntos”, para desvelar a verdadeira identidade de filhos de Deus, no seguimento de Jesus Cristo, guiados pelo Espírito Santo na Igreja, sendo verdadeiros discípulos missionários.

“A Igreja de Deus é convocada em Sínodo. O caminho, intitulado “Para uma Igreja sinodal: comunhão participação e missão”, iniciou solenemente nos dias 9 -10 de outubro de 2021 em Roma, e a 17 de outubro em cada uma das Igrejas particulares” (Documento Preparatório).

O Papa Francisco fez a abertura solene do Sínodo dos Bispos em Roma com um encontro no sábado dia 9 de outubro e convocou toda a Igreja a fazer este caminho único de fé e esperança juntos, dizendo que a “Igreja precisa de um processo de cura”.  Deixou-nos uma mensagem forte de abertura ao compromisso eclesial e ao diálogo com Deus e com os outros.

O Sínodo deve servir para chamar, aproximar, cativar, clarificar, instruir, formar, consciencializar e colocar a todos na mesma estrada, a olhar na mesma direção, com o mesmo objetivo, com o horizonte do maior bem e a salvação de todos.

Tenho receio e medo de que não entremos todos no caminho, não façamos bem o caminho e não cheguemos juntos à meta (2021-2023), mesmo passando juntos pelas diversas etapas. O desafio a caminhar com alegria, com fé e verdade não deve deixar ninguém para trás. Temos que fazer um caminho inovador, inclusivo e aglutinador, seguindo as orientações do Vademecum, onde todas as nossas energias possam convergir e sintonizar com a graça do Espírito Santo, através da sabedoria, da fortaleza, da prudência e da força refrescante da oração. Que juntamente com a oração não falte a paciência, a coragem, o sacrifício, o estudo, o discernimento e o trabalho pastoral juntos.

Exorto a todos a entrar no Caminho Sinodal com disponibilidade interior, humildade efetiva, esperança pascal, confiança em Deus e no trabalho que vamos realizar a “caminhar juntos”.

No dia 10 de outubro, o Papa Francisco presidiu à Eucaristia solene na Basílica de São Pedro, concelebrada por Cardeais, Bispos, sacerdotes, consagrados e povo de Deus convocado para este momento privilegiado da vida da Igreja.

O Sínodo é um convite para que cada Diocese do mundo abrace um “caminhar juntos”, em espírito de profunda renovação e conversão pastoral sob a inspiração da graça do Espírito Santo, que quer conduzir todos os batizados e a Igreja a uma vida de “comunhão, participação e missão”.

Como afirma o Documento Preparatório o Sínodo tem em conta uma questão principal: Como é que o nosso “caminhar juntos” se realiza hoje na Igreja? Que passos o Espírito Santo nos convida a dar para crescermos no nosso compromisso sinodal de “caminhar juntos”?

A Diocese de Viseu convida com alegria todos os fiéis, todo o povo de Deus, a “caminhar juntos”, os pastores, os consagrados e os leigos a viver o início deste processo Sinodal em caminho de “comunhão, participação e missão” na unidade eclesial da fé daqueles que sentem a responsabilidade dos desafios do trabalho pastoral.

A sessão solene de abertura do Sínodo na Diocese de Viseu ocorrerá no próximo Domingo dia 17 de outubro de 2021, no Seminário Maior de Viseu.

Às 15.30 horas o Bispo Diocesano invocará com a oração a vinda do Espírito Santo. A abertura da sessão com uma mensagem de acolhimento dará início à realização da Assembleia Diocesana para apresentação do Programa Pastoral 2021-2022.

Às 17.00 horas a celebração solene da Eucaristia para pedir ao Espírito Santo a sabedoria, a inteligência, a fortaleza, o conselho, a ciência, a piedade e o santo temor de Deus, para através da oração iniciamos todos o processo “Para uma Igreja Sinodal” de modo a “Caminhar Juntos” na “Comunhão, Participação e Missão” e a viver na alegria este tempo desde 2021 a 2023.

A apresentação do Programa Pastoral pelo Padre João Leão Zuzarte, Vigário da Pastoral, contará com a colaboração e intervenção dos responsáveis diocesanos dos diversos setores da pastoral tendo como horizonte do Ano Pastoral, o lema: “Família, Alimenta-te na Eucaristia”.

Será uma motivação para “caminhar juntos” na “comunhão, participação e missão” dando início ao Sínodo marcados pela senda de uma vida cristã centrada na Eucaristia.

Será feita a apresentação do sacerdote coordenador do Sínodo Diocesano Padre João Leão Zuzarte, representante junto da CEP e os membros que constituem a Equipa Diocesana.

O momento de envio em missão, para “caminhar juntos”, será um convite a realizar o trabalho sinodal com dinamismo e esperança, para chegar a todas as paróquias, comunidades, serviços diocesanos, grupos eclesiais, familiares e de jovens da Diocese em caminhada para a JMJ de 2023 em Lisboa. Peço o empenhamento dos pastores e dos leigos para que nas Eucaristias do próximo Domingo seja rezada em todas a Oração pelo Sínodo.

Com Maria, Estrela da Nova Evangelização, Mãe e modelo de “caminhar juntos” na fé, animados pela graça do Espírito Santo, que nos reúne em família diocesana para crescer na “comunhão, participação e missão”.

Viseu, 12 de outubro de 2021

† António Luciano dos Santos Costa,