A vontade salvífica de Deus não exclui ninguém do seu amor. O menor e o adulto vulnerável são uma prioridade para a sociedade e para a Igreja.

A Diocese de Viseu constituiu a comissão de protecção de menores e adultos vulneráveis no mês de Fevereiro de 2020. A referida comissão está a trabalhar nos casos apresentados à mesma.

O caso anunciado nos meios de comunicação social está nas instâncias próprias e segue o percurso que o Papa Francisco e as directrizes da CEP indicam para estes casos. A comissão recebeu a denúncia e depois seguiram-se todos os passos e procedimentos legais para este tipo de investigações tanto por parte das autoridades civis como eclesiásticas.

Relativamente às notícias veiculadas pela comunicação social, e tendo em conta a privacidade, confidencialidade e autodeterminação que são devidas às vítimas, a Diocese respeitará sempre as normas civis e eclesiásticas.

Secretaria Episcopal

Viseu, 14 de Outubro de 2021.

CategoryBispo