Regresso à liberdade responsável

A Diocese de Viseu assume as orientações imanadas da CEP, em 30 de setembro de 2021, para o regresso à liberdade responsável no culto e nas actividades pastorais.

Dessas orientações, recordamos:

1. Na eucaristia, a saudação da paz continua suspensa e a Comunhão sacramental deve continuar a ser ministrada apenas na mão dos fiéis. Durante a mesma, o ministro deve utilizar sempre a máscara.
  2. Quanto à celebração dos demais Sacramentos, Sacramentais e Exéquias cristãs, deverão retomar-se as prescrições dos livros litúrgicos.
  3. Com os devidos cuidados, faça-se a visita aos doentes e distribua-se a Comunhão.
  4. As atividades pastorais nos espaços eclesiais, bem como peregrinações, procissões, festas, romarias, concentrações religiosas, acampamentos e outras atividades similares, seguirão as regras previstas pelas autoridades competentes para situações educativas, sociais e culturais semelhantes.

Entretanto, as outras medidas de proteção – higienização das mãos e uso da máscara – devem manter-se.

Viseu, 14 de outubro de 2021

† António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu