21 de novembro 2021 – Dia de Cristo Rei

No dia 28 de abril de 2021, D. António Luciano dos Santos Costa fez a nomeação, por decreto, da nova Equipa Diocesana do Departamento do Laicado, Família, Movimentos e Obras.

Esta equipa pastoral é constituída por cinco membros: por Pe. Victor Portugal, Responsável Diocesano, e por dois casais: Hélio Domingues e sua esposa Gina Pereira, e o casal Pedro Crespo e a sua esposa Vera Romão.

Neste ano “Família Amoris Laetitia”, é pedido a esta equipa que, assistida pelos dons do Espírito Santo, promova uma igreja laical cujo serviço contribua para a renovação da família, da Diocese, tornando-se motor de crescimento da vida eclesial e espiritual, da pastoral familiar, movimentos e obras.

Em nome do Departamento do Laicado, Família, Movimentos e Obras da Diocese de Viseu, felicito cordialmente os responsáveis e representantes dos vários grupos e movimentos eclesiais presentes na nossa diocese.

No próximo domingo, dia 21, celebra-se o Dia de Cristo Rei. Como consta no Calendário Diocesano para 2021-22, é proposto que todos os Movimentos Laicais e das Famílias, façam a renovação do seu Compromisso Apostólico. O convite é para que este ato seja feito, se possível, na celebração eucarística, às 11 horas, na Sé de Viseu, ou então, numa das missas dominicais, nas paróquias.

Quero agradecer aos responsáveis / representantes, pela vossa generosidade, ao serviço do Povo de Deus, em comunhão com os pastores (bispo, vigários, arciprestes, párocos,…), levando a cabo a missão de construir a verdadeira Igreja, como Família de famílias, que que se alimenta na Eucaristia!

No pós-pandemia vislumbram-se muitos e exigentes desafios, aos quais toda a Igreja está convocada a trabalhar arduamente para responder às muitas necessidades das pessoas, das famílias, às situações emergentes, mas também, uma resposta à ansiedade pela insegurança e falta de confiança que perturba os corações de tantos seres humanos. Os movimentos da Igreja são chamados a sair ao encontro das situações de maior vulnerabilidade humana, levando conforto e consolação, mas também evangelizando, pela palavra e pelo testemunho, as pessoas e os ambientes onde não existe fé e esperança em Deus, ou onde está ‘adormecida’.

Num dos recentes discursos do Papa Francisco, ele pediu aos movimentos “para serem, cada vez mais, uma força missionária e uma presença profética”.

É nessa linha que teremos que orientar os grupos e movimentos eclesiais na nossa Diocese. É intenção desta nova equipa nomeada, associar mais casais para dinamizar e protagonizar a missão dos movimentos laicais, alargando o olhar e a ação da pastoral familiar “tornando-a transversal e intergeracional”.

Neste momento este Departamento, está a atualizar os dados de contato referentes aos movimentos e obras existentes na diocese, a fim de criar uma sincronização entre os vários responsáveis e representantes dos mesmos. Pedimos que nos façam chegar os nomes e contatos dos responsáveis e/ou representantes dos movimentos e obras eclesiais, assim como o plano de atividades que estão pensadas para serem levadas a cabo durante este ano.

Contatos:

Email: laicadoefamilia@diocesedeviseu.pt

Telemóvel / WhatsApp: 938712085 / Victor Portugal

Uma Equipa ao serviço do Laicado, da Família e dos Movimentos e Obras da Diocese de Viseu!

P. Victor Portugal
CategoryDiocese, Pastoral