Convoco os jovens da Diocese de Viseu para acolher os símbolos das JMJ em caminhada quaresmal-pascal, tempo de graça, de misericórdia, de conversão e de alegria.

Bem-vinda seja a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo e o ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani” à nossa querida Diocese de Viseu.

É uma graça descida do céu, para derramar as bênçãos de Deus sobre o povo bom, humilde e crente, que vive a sua fé centrada no mistério de Cristo morto e ressuscitado.

A peregrinação dos símbolos das JMJ inicia no próximo domingo, dia 3 de abril, vindos da Diocese da Guarda. O acolhimento está previsto para 15 horas, no Rossio de Viseu. Depois segue-se um itinerário dinamizado pelos jovens em direção à Sé de Viseu. A celebração é de festa, alegria, esperança, luz, música, partilha e júbilo até à Igreja Mãe da Diocese.

Que ninguém falte: crianças, jovens, famílias, movimentos e obras, escuteiros, animadores e responsáveis de grupos de jovens. Todos unidos como povo de Deus, clérigos, consagrados e leigos, façamos a festa do acolhimento dos símbolos JMJ.

Que a passagem destes sinais cristãos, que evocam a presença de Jesus e de Maria no meio de nós, transformem a nossa vida, para caminharmos sempre segundo o Espírito.

A Cruz é o sinal mais, o símbolo da vida e fé cristã em Jesus Cristo, que nestes dias nos visita e nos traz o poder e a glória do Senhor crucificado e ressuscitado. Pelas estradas do mundo, pelos caminhos de Emaús, Jesus convida os jovens da nossa Diocese a realizar o encontro pessoal com Ele, o verdadeiro amigo e companheiro dos jovens.

Que a vinda da Cruz das JMJ e do ícone da Virgem Santa Maria, Salvação do Povo Romano, sejam para os nossos jovens uma oportunidade para fazer um encontro festivo com Jesus Cristo e com Maria de Nazaré.

Que os Jovens sejam protagonistas da verdadeira peregrinação dos símbolos. Convido-vos a sair de casa, vir para rua e fazer festa.

Jovem, Cristo chama por ti!

Maria levanta-se e vem ao teu encontro!

Jovens, a missão da Igreja espera por vós, conta convosco!

Sejamos todos peregrinos, através da oração e do acolhimento das JMJ, a realizar em Lisboa de 1 a 6 de agosto de 2023.

† António Luciano, Bispo de Viseu
CategoryBispo, Diocese