A solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, apresenta-se como uma oportunidade eclesial para meditar sobre os vários aspetos da Eucaristia e de professar a fé cristã na presença real de Jesus Cristo, nas espécies eucarísticas.

O pão é o alimento para ser comido e saciar a fome aos famintos. O vinho é a bebida da alegria e da festa, que nos faz comensais da mesma mesa. Com simplicidade Jesus toma o pão, que parte e entrega como o seu Corpo em alimento aos seus discípulos. O mesmo fez com o cálix com vinho que entregou aos seus discípulos dizendo: “Tomai e bebei, isto é o meu Sangue”. A Eucaristia é o banquete da Nova Aliança, durante o qual Jesus se oferece como alimento às multidões cansadas, famintas e abatidas dizendo: “Dai-lhes vós de comer” (Lc 9,13).

Na Santíssima Eucaristia Jesus está vivo na presença sacramental do Pão e do Vinho, com toda a grandeza da Sua divindade e da Sua humanidade. Na riqueza inesgotável do Seu Coração humano e divino como ensinou São Paulo VI: “A Eucaristia é o maior dom do Coração de Cristo”.

A Eucaristia é presença real de Jesus Cristo na Igreja. É banquete, é refeição, é sacrifício, é oferta, é vítima entregue para a remissão dos pecados, é alimento sobrenatural e espiritual para a vida dos fiéis. A Eucaristia é sacramento do amor, da comunhão, da partilha que no banquete da Ceia Pascal, o próprio Cristo se entrega e oferece como alimento espiritual, o “Pão Vivo” descido do Céu, para dar a vida ao mundo. O mundo sedento de pão, de razões de viver e de esperança precisa de encontrar na Santíssima Eucaristia os auxílios de que tanto necessita para a sobrevivência dos povos.

A Eucaristia celebrada, adorada e comungada pela Igreja em cada domingo e em cada dia, encontra neste Sacramento o dom da Páscoa futura, alimentando a vida espiritual dos cristãos no amor e na esperança da eternidade, até que o Senhor volte de novo na sua glória.

O mês de junho, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, convida-nos a celebrar em duas solenidades os mistérios da vida de Cristo. A solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo e a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebrada na sexta feira, oito dias depois da festa de Corpo de Deus.

Nestes dois momentos solenes a Igreja convida os cristãos a mergulhar no mistério de Cristo, quer na Sua presença solene na Santíssima Eucaristia, quer na riqueza do Seu Coração, que se abriu no Calvário para curar as feridas da humanidade.

Como nos lembra o Papa Francisco: “Cristo morreu por amor! E na Eucaristia, Ele quer comunicar-nos este amor pascal, vitorioso. Se o recebermos com fé, também nós podemos amar verdadeiramente a Deus e ao próximo, podemos amar como Ele nos amou, oferecendo a vida”.

A festa de Corpo de Deus convida todos os batizados, a centrar a fé cristã na celebração solene da Eucaristia, onde Jesus se torna presente nas espécies do pão e do vinho.

A procissão solene com o Santíssimo Sacramento, presença real de Cristo, na Santíssima Eucaristia é levado pelas ruas das aldeias, vilas e cidades devidamente enfeitadas com tapetes de flores e ornamentadas nas janelas com as colchas multicolores, prestam assim homenagem e culto ao Senhor da vida e da história. Na Eucaristia está Jesus ressuscitado que como um raio de sol ilumina a terra inteira. A procissão eucarística é sempre um ato público e solene da fé da Igreja em Jesus, no Sacramento do Altar, o Pão vivo descido do Céu.

Como cristãos, precisamos de participar nesta festa solene e de manifestar ao mundo indiferente a grandeza da fé.

Façamos deste dia solene uma Jornada pública de oração a pedir o fim da pandemia do Covid-19, a renovação da Igreja e da humanidade, o fim da guerra na Ucrânia e de tantos conflitos em diversas partes do mundo. Juntos pela paz, em oração, louvor e ação de graças diante de Jesus na Santíssima Eucaristia, peçamos a renovação da Igreja em caminhada sinodal, o revigoramento da fé nas nossas comunidades paroquiais, a santificação das famílias, a educação na fé de crianças e jovens em itinerário catequético. Rezemos pelo aumento das vocações na Igreja e pelos bons frutos da próxima Jornada Mundial da Juventude, que vai celebrar-se em Lisboa de 1 a 6 de agosto de 2023.

Peçamos a Jesus presente no Santíssimo Sacramento o alimento, a força e a luz para nos empenharmos através de palavras, gestos, participação e serviço na renovação da Igreja e do mundo. Que saibamos contemplar Jesus na Santíssima Eucaristia e dizer sempre com confiança: “Tudo por vós, Sagrado Coração de Jesus”.

A solenidade do Sagrado Coração de Jesus convida-nos a viver a vida em espírito de fé, de oração e de louvor numa devoção centrada no mistério da vida de Cristo e na riqueza abundante da compaixão, que transborda do Seu Coração infinito, cheio de amor e de graça. É um dia dedicado à oração pela santificação dos Sacerdotes e a pedir vocações sacerdotais para a Igreja. O Papa Francisco pede para ser também uma jornada de oração e ação de graças pelos bons frutos do movimento do Apostolado da Oração, tão arreigado na vida das nossas paróquias e em processo de renovação. A renovação cristã das paróquias, das comunidades, das famílias, dos movimentos e obras de apostolado é hoje um grande desafio pastoral, que com urgência devemos promover no seio da Igreja.

Ao Coração Eucarístico de Jesus confiamos a nossa conversão e a renovação da Igreja. Coração de Jesus, abrasado de amor por nós, nós temos confiança em vós!

† António Luciano,
Bispo de Viseu