Toda a minha vida louvarei o Senhor

Confiamos a vida do Reverendo Padre Artur Antunes Marques ao amor misericordioso do Pai, que o veio chamar para participar no Banquete da Bem-Aventurança Eterna com Jesus Cristo, o Bom Pastor, na alegria do Espírito Santo. O Senhor convidou-o a participar na Páscoa eterna.

O Bispo de Viseu tem o dever de comunicar a toda a Diocese que o Senhor chamou para junto de Si, no amanhecer deste domingo, dia do 19 de junho de 2022, o Reverendo Padre Artur Antunes Marques, natural da paróquia de Canas de Santa Maria, concelho de Tondela, onde nasceu no dia 2 de outubro de 1931. Depois de ter sido dispensado do serviço pastoral nas paróquias de São Cipriano e Vil de Soito, passou a residir no Centro Sócio-Pastoral da Diocese.

Frequentou o Seminário Menor de Fornos de Algodres e o Seminário Maior de Viseu, tendo sido ordenado sacerdote pelo Bispo D. José da Cruz Moreira Pinto, a 25 de março de 1952.

Exerceu o seu ministério sacerdotal como pároco em Molelos, São Cipriano e Vil de Soito. Era um sacerdote zeloso e amigo do povo que lhe foi confiado. Era conhecido pelos seus dotes oratórios. Por isso dedicou muito do seu ministério sacerdotal ao serviço da pregação em várias paróquias. Com um dom particular para a música sacra, cultivou o gosto pelo cântico litúrgico e através do órgão solenizou com a música e a pregação do Evangelho muitas celebrações litúrgicas.

Dou graças a Deus pelo dom da sua vida sacerdotal e pelo serviço e testemunho de amor a Deus, à Igreja e às paróquias que lhe foram confiadas.

Sabia ser amigo de todos, e procurava edificar com a palavra e o exemplo aqueles com quem convivia. Através da música e do cântico, procurou louvar o Senhor em toda a sua vida.

Pelo dom da vida e do sacerdócio deste nosso irmão, convido todos os diocesanos a louvar o Senhor com cânticos de júbilo, de louvor e ação de graças, implorando para o Senhor Padre Artur Antunes Marques o descanso eterno junto de Deus, rico em misericórdia.

Apresento, em meu nome pessoal, do presbitério e da Diocese, os meus sentidos pêsames à sua família enlutada, pedindo para todos o dom da fortaleza e da gratidão. No momento da morte de mais um sacerdote da Diocese, peço a todo o povo de Deus que reze pelo eterno descanso deste irmão sacerdote e, por sua mediação, pelo aumento de vocações sacerdotais para a Diocese.

Agradeço a todos: a Direção do Centro-Sócio Pastoral, na pessoa do seu Presidente o Cónego Miguel Abreu, as Diretoras Técnicas, Funcionárias e Funcionários, Irmãs Carmelitas Missionárias, Sacerdotes, Médico, Enfermeiras e utentes, todo o carinho e amizade com que trataram este nosso irmão sacerdote. Que Deus vos recompense a todos e a todas, por tão grande bem realizado com tanto amor, qualidade e caridade fraterna para com o Senhor Padre Artur Antunes Marques.

Entregamos a Cristo Ressuscitado este irmão sacerdote e pedimos a Deus que o recompense pelos seus 91 anos de vida e 70 de ministério sacerdotal. Que o Coração de Jesus e Maria o recebam na glória do céu, para aí continuar a missão de interceder pela nossa Diocese de Viseu.

Viseu, 19 de junho de 2022
† António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu

As exéquias serão celebradas em Canas de Santa Maria, às 11 horas, no dia 20 de junho.

CategoryBispo, Diocese