A vida humana é sempre um projeto, feito de desafios e oportunidades, realizações assumidas, que muitas vezes conseguimos gerir bem, mas em alguns momentos sentimos o peso das dificuldades para alcançar a meta.

Nestes dias falou-se muito na família e ainda bem, à luz do Encontro Mundial das Famílias, que se realizou em Roma com a presença do Papa Francisco. Foram dias de encontro, de festa, de testemunhos, de celebrações marcadas pela alegria, onde todos fomos chamados ao empenhamento de um trabalho pastoral, que coloque as nossas famílias no centro das nossas comunidades.

A missão da família é plurifacetada e exprime-se na abertura à vida, na sua defesa, na educação dos seus membros, na transmissão e vivência da fé e na preocupação permanente de promover a formação integral dos seus membros.

Ao terminar o mês de junho, momento importante do caminho vivido ao longo do ano escolar e da formação cristã, principalmente na catequese, deixai que vos dirija uma palavra amiga. Este é um tempo cheio para cada um de vós apresentar resultados. A realização dos exames, a avaliação final, o trabalho apresentado e o início de um tempo de férias merecido, a quem eu apresento os meus parabéns. Não posso também esquecer como foi importante para vós celebrar as festas da catequese após um ano de caminhada na fé nas vossas paróquias. Dou-vos os meus parabéns pelo empenho que vós acompanhados dos pais, catequistas e comunidades colocastes nas festas da primeira comunhão, profissão de fé e do sacramento do crisma. O cristão está sempre a caminhar com Cristo e o caminho faz se caminhando em cada dia.

As paróquias encheram-se de vida e a festa aconteceu. Com o coração cheio de boas recordações, agora é preciso programar as férias como tempo importante de descanso, de lazer, de atividades culturais, eclesiais, desportivas e lúdicas, que vos ajudem no processo integral de crescimento humano.

Com os bons resultados alcançados na escola e na catequese, os vossos pais devem ajudar-vos a discernir o que é melhor para vós no futuro. Neste contexto, quero fazer um apelo aos vossos pais, catequistas e encarregados de educação, para que orientem os filhos na continuação do percurso escolar dando atenção a disciplina de EMRC.

Ajudemos as crianças, adolescentes e jovens a fazer a sua inscrição e matrícula na disciplina de EMRC tão importante para uma educação integral dos mais novos e uma maior vivência dos valores humanos, morais e cristãos.

As aulas de EMRC não substituem a catequese e quem frequenta a catequese deve também matricular-se nesta disciplina que é complementar no projeto educativo. A nossa Diocese de Viseu tem um bom número de alunos inscritos na disciplina de EMRC, mas devemos valorizá-la e fazer mais para que cresça o número de alunos inscritos.

Este é um desafio da sociedade que quer ter bons cidadãos, da pastoral da Igreja que precisa de cristãos bem formados, de famílias que se empenham no maior bem dos seus filhos e dos professores da disciplina de EMRC, que assim contribuem para uma formação mais completa, global e qualificada dos alunos.

O problema da sensibilização para a inscrição e matrícula da disciplina de EMRC tem que ser de todos: pais, igreja, professores e sociedade. Cristãos bem formados serão com certeza cidadãos empenhados na construção de uma sociedade renovada. Ajudemos o mundo a ser melhor e a Igreja a realizar a sua missão e ensinar e formar de modo integral a pessoa humana a ser um cristão empenhado na transformação da sociedade.

Ajudemos as nossas crianças, adolescentes e jovens a escolher a disciplina EMRC como um projeto aglutinador da sua formação humana, académica e cristã.

Que as férias sejam merecidas e boas, mas sem esquecer o essencial, por isso não se esqueçam deste importante passo. Mais disciplina de EMRC, mais conhecimento e mais valor global. Boas férias para todos, merecido descanso, mas lembrai-vos que Deus não tem férias, por isso continua ao nosso lado para viver com liberdade e responsabilidade as nossas escolhas pessoais.

Todos juntos neste caminho sinodal em comunhão, participação e missão é um modo concreto de contribuirmos para a formação integral das novas gerações. Vivamos o desafio com espírito de serviço, alegria e esperança.

† António Luciano,
Bispo de Viseu