A Igreja, comunidade de Vocações, chama todos os batizados a seguir Jesus Cristo, num projeto de disponibilidade, amor e serviço, de modo a viver, anunciar e testemunhar o Evangelho nos diversos estados de vida.

Ao aproximar-se a celebração da Semana de Oração pelas Vocações de Consagração na Igreja de 23 a 30 de abril de 2023, com o tema: “Troquemos o instante pelo eterno”, proponho aos cristãos da Diocese de Viseu um caminho intenso de espiritualidade orante e discernimento para pedir ao “Senhor da Messe, operários para a sua Messe”.

Não nos cansemos de na família, na catequese, nas aulas de EMRC, nos grupos de jovens, nos movimentos, nas paróquias de propor às crianças, adolescentes, jovens, estudantes universitários e adultos o projeto vocacional, como uma proposta de sentido para a vida centrada na pessoa de Jesus Cristo.

Procuremos viver o tempo Pascal centrado na pessoa de Jesus Cristo crucificado, ressuscitado para, que conceda aos cristãos a vida nova, a alegria, a misericórdia, a disponibilidade e o espírito de oração e serviço para pedirmos a Deus o dom de mais vocações para a Igreja.

No contexto do mundo atual em que vivemos e diante das dificuldades sentidas pela Igreja nos nossos dias, peço o empenhamento de todos os batizados para a construção de uma verdadeira cultura vocacional nas comunidades, famílias, paróquias, catequeses, encontros e nas demais instituições e serviços da Igreja.

É importante que todos tomemos consciência de que a Igreja é uma comunidade de chamados, onde todas as vocações devem ser cuidadas com acolhimento, amor e oração. A Igreja precisa da presença dos consagrados para se rejuvenescer e renovar e levar a todos a frescura e a beleza do Evangelho.

Aproveitemos a Semana de Oração pelas Vocações para falar do chamamento de Deus à construção de uma família cristã, à vida consagrada, vida religiosa, missionária, contemplativa, sociedade de vida apostólica, e institutos seculares, sem esquecer hoje as novas formas de consagração ao serviço da Igreja. A Igreja, povo de Deus precisa do ministério ordenado, da vida consagrada e dos leigos comprometidos para viver a sua vocação e realizar a sua missão apostólica.

Cuidemos da pastoral familiar, juvenil, vocacional e sejamos capazes de propor aos jovens a beleza da vocação ao diaconado permanente e ao sacerdócio e à vida consagrada. Façamos das nossas comunidades paroquiais campos a frutificar com muitas vocações de consagração para o serviço da Igreja e transformação do mundo.

Oração da Semana das Vocações 2023

“Senhor Jesus, filho de David,

Tu que derramas a Tua Luz sobre nós,

Continua a inspirar-nos com a tua bondade e misericórdia, para que possamos discernir a Tua vontade nas nossas vidas.

Que possamos ouvir o Teu chamamento,

Seja para o sacerdócio, para a vida consagrada,

O matrimónio, o serviço aos necessitados ou em qualquer outra vocação.

Senhor Jesus,

Nós te rogamos por todos os jovens.

Abençoa-os no discernimento da sua vocação, para que possam crescer em sabedoria, santidade e alegria”.

Nesta hora de alegria pascal e de particular bênção de Cristo Ressuscitado, acompanhemos os nossos jovens com a nossa oração a fazer a peregrinação até Lisboa, para participarem festivamente na Jornada Mundial da Juventude.

Por intercessão de Nossa Senhora, causa da nossa alegria, rezemos a Cristo, o Bom Pastor, para que conceda à Igreja muitas vocações de consagração.

† António Luciano, Bispo de Viseu
CategoryBispo, Diocese