Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Homilia na Celebração da Bênção dos finalistas do Ensino Superior de Viseu

 

A celebração festiva da Bênção das Pastas, faz parte de uma etapa importante e marcante da vossa vida de jovens e adultos como estudantes do Ensino Superior.

Parabéns! Muitas felicidades pelo percurso realizado até este momento. Ser Finalista é um dom e uma responsabilidade na construção de um mundo novo e melhor. Procurai ser os melhores protagonistas e ajudai a renovar a Igreja e a transformar o mundo do trabalho, onde sois chamados a dar o vosso melhor.

A força da Palavra de Deus, que ilumina a fé, dá sentido à vida e nos com- promete na estrada da esperança no alvorecer de uma nova manhã leva-nos a saborear este dia de festa e de ação de graças. O horizonte novo da estrada de Emaús, que todos os dias somos chamados a percorrer concretiza o sonho na realidade de um bem maior alcançado, que é ser finalista de um curso do ensino superior.

Os dois dos discípulos que iam a caminho da povoação de Emaús desanimados e desiludidos com tudo o que tinha acontecido a Jesus de Nazaré em Jerusalém, também faz parte da nossa vida. O itinerário da vossa experiência académica nas mais diversas Escolas também foi marcado por tantas aulas, reuniões, encontros, conversas, festas, noitadas, esperanças, sonhos, desilusões e certezas que deram sentido a um caminho que encontra nesta celebração um momento importante da vossa vida de estudantes.

Só no final deste caminho, como os discípulos de Emaús temos a iluminação e a maturidade suficiente para reconhecer a presença de Jesus no meio de nós, no nosso caminho ao partir do pão. Esta Eucaristia, que estamos a celebrar em ação de graças por tantos dons e benefícios recebidos ao longo do percurso da vida académica é para vós um presente de Deus, que não podeis deixar de agradecer juntos com os vossos pais, familiares, professores, funcionários, colegas e amigos que marcaram a vossa vida na Universidade, no Politécnico e no Piaget. A pregação de São Pedro nos Atos dos Apóstolos dizia: “No dia de Pentecostes, Pedro, de pé com os onze apóstolos, ergueu a voz e falou ao povo. “Homens de Israel, ouvi estas palavras: Jesus de Nazaré, foi um homem acreditado por Deus junto de vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus realizou no meio de vós, por seu intermédio”. Vós destes-lhes a morte cravando-O na cruz, pela mão de gente perversa. “Mas Deus ressuscitou-o, livrando-o dos laços da morte”. Nós fomos resgatados pelo Sangue de Cristo, não foi por prata ou ouro, mas sim pelo Sangue do Cordeiro sem mancha. Caros jovens alegrai-vos: “Na verdade o Senhor Ressuscitou e apareceu a Simão e deu-se a conhecer ao partir do Pão”.

Estais a celebrar e a viver um mo- mento alto e marcante da Semana Académica, que nunca mais esquecereis na vossa vida. A celebração da Eucaristia da Bênção das Pastas é o fim de uma caminhada feita com Jesus e com os vossos colegas da Academia. Com todo o seu significado e o envolvimento no caminho académico, mas também o início de um tempo novo marcado por este momento festivo, que todos juntos estamos a viver e a contemplar. Peço ao Espírito Santo, que desça abundantemente sobre as vossas vidas, vos dê a sua bênção e vos encha dos seus dons.

Na longa jornada da vida confia sempre na presença de Jesus, que dá sentido à tua existência. Pela força da oração pede a Deus que venha em nosso auxílio. “O Senhor está sempre na minha presença e com Ele a meu lado não vacilarei”. Mostrai-me Senhor o verdadeiro caminho da vida. Defendei-me Senhor, vós sois o meu refúgio. Bendigo o Senhor por me ter aconselhado e conduzido pelos caminhos do bem.

Caros jovens não desanimarei perante os problemas, as crises e as dificuldades da vida. Coragem e confiança! Não tenhais medo, Cristo vivo está ao vosso lado, está convosco, caminha ao vosso lado e conta convosco. Com Cristo ressuscitado, o nosso maior amigo, venceremos todas as dificuldades.

Sede mensageiros da esperança, de uma nova humanidade construindo experiências de amor, de paz, de fraternidade e de solidariedade entre vós, ajudai as vossas famílias e partilhai a vossa alegria com os vossos amigos.

O Profeta Isaías afirma: “Quão formosos são os pés daqueles que anunciam a boa nova da paz”. Aqueles que levam Jesus aos outros, os que são uma esperança para os desanimados e têm a missão de ser discípulos missionários de Cristo na construção da verdadeira civilização da paz, do progresso, do desenvolvimento, da cultura, da ciência e do amor.

Sede mensageiros da paz num mundo em guerra e violência, sede mensageiros da alegria num mundo envolvido em dor e tristeza, sede mensageiros da esperança num mundo de desilusão e desespero. Levai a alegria na vossa bagagem académica, fazei do encontro com Jesus o vosso ideal e reconhecei-O sempre ao partir do pão, na celebração da Eucaristia e na prática do amor fraterno e solidário.

Anunciai o Evangelho e sede portadores da Luz de Cristo, que ilumina o caminho da vida de todos os homens. Sede bons e não vos canseis de fazer o bem à vossa volta. Sede protagonistas da evangelização de muitos jovens, que ainda hoje continuam à procura de Jesus. Que o vosso exemplo e testemunho arraste muitos jovens pelo caminho da paz e do bem.

Dirijo uma palavra de gratidão aos vossos pais, familiares e amigos. Quantos sacrifícios, quantas orações, sabei agradecer-lhe, que Deus os recompense por todo o bem que fizeram por vós. Gratidão também às vossas Escolas, professores, colegas e funcionários. Olhai eles fizeram tudo por vós. Sede agradecidos para com eles.

O caminhar juntos, rumo à Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, no dia em que festejamos os 100 dias que faltam, é motivo de esperança, de ação de graças e de compromisso por um grande empenhamento de fé neste evento eclesial. Ao terminar esta Festa da Bênção das Pastas perguntai, a partir de agora, qual é o meu lugar, enquanto cristão no contexto da minha Universidade, do Instituto Politécnico e do Instituto Piaget.

Não tenhais medo de fazer sempre o bem a todas as pessoas. Transformai o nosso mundo num mundo melhor. Que Nossa Senhora, a Mãe dos jovens, cuide sempre de vós, das vossas famílias e proteja na paz os vossos futuros espaços de trabalho.

Caros finalistas dai sentido e esperança à vossa vida: Deus ama-te, Cristo vive! Agora, deixa-O viver em ti. Ámen!

 

† António Luciano,
Bispo de Viseu
CategoryBispo, Diocese

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: