O Bom Pastor olhou para mim, chamou-me pelo meu nome, tocou o meu pobre coração e disse-me: “Tu, vem e segue-Me” (cf. Mt 4, 19).

O Bom Pastor olhou para mim, ungiu-me com o óleo da alegria, consagrou-me na verdade e enviou-me com esperança a anunciar a Boa Nova da paz e do bem ao mundo inteiro.

O Bom Pastor confiou-me o cuidado do seu rebanho, de modo especial a missão de cuidar com caridade de todos, a procurar a ovelha perdida e abandonada, que vive nas periferias existenciais da solidão e da marginalidade.

O Bom Pastor olhou para mim com compaixão, elegeu-me, chamou-me, escolheu-me, envolveu-me nas entranhas da sua misericórdia e deu-me a missão de cuidar da humanidade, da Igreja com uma especial atenção aos pobres, aos doentes, aos marginalizados e aos indefesos da nossa sociedade.

Fixou sobre mim o seu olhar de ternura, de bondade, de amor e de paz e encheu o meu coração de vida a transbordar. Eu deixei-me olhar por Jesus, porque Ele me cativou e me envolveu na abundância do seu amor, da sua misericórdia e compadeceu-se da minha miséria, perdoou-me os meus pecados e encheu o meu coração de santidade, de confiança e de paz interior.

Fixou o seu olhar no meu olhar e fez-me sentir de modo único e irrepetível o seu amor por mim. Aqui começou a história da minha e da tua vocação. Aqui encontra lugar a vocação de todos os batizados e se manifesta a grandeza da Igreja, mãe de todas as vocações. A Semana de Oração pelas Vocações de Consagração na Igreja culmina na liturgia do quarto Domingo da Páscoa, a festa dedicada ao Bom Pastor.

A Igreja e as nossas comunidades paroquiais precisam de valorizar esta celebração através da oração, de encontros vocacionais, de vigílias de oração, de palestras sobre a vida consagrada, de momentos festivos com os jovens, de catequeses vocacionais com crianças e adolescentes, de encontros com as famílias, professores, catequistas e educadores para ajudar os mais jovens a refletir sobre o sentido da vida. A celebração da Eucaristia do Domingo do Pastor deve ser o ponto alto da Semana de Oração pelas Vocações, agradecendo o dom de todos os pastores das nossas comunidades, dos consagrados que trabalham na nossa Diocese e nela mostram o dom e a grandeza da vocação na Igreja.

Sob o olhar do Bom Pastor, caminhamos em Igreja para ir ao encontro do seu rebanho, procurando como Jesus servir os mais pobres e vulneráveis da nossa sociedade.

O olhar de Jesus é sempre sinal de amizade, de ternura, de compaixão, de acolhimento, de envolvimento e empatia.

Neste contexto, contemplando o ícone do Bom Pastor, uma das mais belas imagens de Cristo, comunico-vos com alegria a notícia de que dois dos nossos seminaristas vão receber no próximo domingo na Sé de Viseu na celebração da Eucaristia das 11 horas, o ministério de Leitor a caminho do sacerdócio ministerial.

São eles: O Alexandre Ribeiro, de Destriz, do 6º ano de Teologia e o Tiago Rio, de Ribafeita, do 4º ano de Teologia, alunos da Faculdade de Teologia e a frequentar o Seminário Interdiocesano de São José em Braga. Rezai de modo especial por eles, por todos os seminaristas, por todos os sacerdotes e consagrados. Continuemos a pedir a Deus, que conceda à sua Igreja muitas e santas vocações sacerdotais, missionárias, religiosas, contemplativas e laicais.

O Bom Pastor olha para o seu rebanho com ternura, com filial afeto, com amor oblativo, com proximidade e cheio de compaixão cuidando especificamente de cada um de nós.

A vocação é um dom único e irrepetível. Ao celebrar os 100 dias que faltam para as Jornadas Mundiais da Juventude, interpelemos os nossos jovens, rezemos por eles e digamos lhe com amor e carinho. Cristo precisa de ti! Sê generoso e diz sim a Deus com o teu compromisso vocacional.

† António Luciano,
Bispo de Viseu