O Espírito Santo na diversidade dos seus dons hierárquicos e carismáticos constrói a Igreja de Viseu, animando-a no caminho sinodal a fazer a peregrinação da esperança rumo ao Jubileu de 2025.

A Igreja de Viseu celebrou na solenidade de Pentecostes, o Dia Diocesano em todas as paróquias durante a manhã e de tarde a partir das 15 horas na Sé com um programa previamente conhecido por todos e que aconteceu com muita qualidade e participação.

Foi uma tarde animada pelo Espírito Santo em clima de festa, com música e cânticos, com uma mensagem do Pastor, com testemunhos laicais e familiares dirigidos a todos os cristãos e com intervenção especial através da Pastoral Juvenil e Familiar o acolhimento das famílias, que vão receber e partilhar as suas casas com jovens estrangeiros e animadores nos dias da Diocese. É um tempo privilegiado de fé, de graça, de convívio e de partilha, que em comunhão de Igrejas antecede a peregrinação que nos conduz à celebração das Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa com o Papa Francisco de 1 a 6 de agosto de 2023.

O encontro terminou no Largo da Sé às 16,30, com umas centenas de participantes, deixando impresso o seu testemunho e compromisso humano e cristão de ser Igreja missionária e sinodal, no logótipo humano que construiu a cruz das Jornadas Mundiais da Juventude.

Somos uma Igreja animada e conduzida pelo Espírito Santo em todas as estruturas e comunidades da Diocese. Todos em comunhão reunidos para participar da mesma missão. Ser uma Igreja em saída, missionária em caminhada de conversão pessoal e renovação pastoral.

A vida da Igreja avalia-se pela participação de todos na missão. A harmonia da Igreja está na fidelidade ao Espírito Santo. Todos somos Igreja, todos os fiéis batizados, pastores, consagrados e leigos.  A vida das comunidades paroquiais, serviços centrais, serviços pastorais, movimentos e obras eclesiais são um dom e uma riqueza para o crescimento da Igreja Diocesana. É o Espírito Santo que renova a Igreja e nela faz surgir carismas para o bem comum. Diante da Igreja Mãe da Diocese, sob a proteção de Santa Maria, de São Teotónio e dos quatro Evangelistas, contemplámos a imagem da frontaria da Sé de Viseu, cheia de andaimes, necessários para a execução das obras de limpeza, de conservação e restauro.

Contemplando este templo secular, revestido também de rede, sinal de uma Igreja, povo de Deus em comunhão, a trabalhar em rede, em caminho sinodal empenhados na conversão pessoal e na renovação pastoral de toda a Diocese de Viseu. Somos uma Igreja dinâmica e jovem em construção, inovadora, criativa, que faz memória agradecida do seu passado, procura viver a fidelidade no presente e com ardor missionário preparar o futuro iluminado pela graça do Espírito Santo.

Parabéns à nossa Igreja Diocesana com todos os seus fiéis, pastores consagrados e leigos. Gratidão sentida a quem preparou, dinamizou, testemunhou, alegrou e participou na celebração dinâmica e festiva do Dia da Diocese de Viseu. Todos juntos sem medo e com esperança jubilosa, “mãos à obra”.

Somos uma Igreja diocesana em caminhada sinodal, a deixar-se limpar por dentro no coração e por fora nas estruturas, a purificar-se em cada dia, a atualizar-se na formação eclesial e pastoral na fidelidade ao projeto de Deus. Uma Igreja a identificar-se com um caminho de mudança e renovação na fidelidade ao Espírito Santo, é um Igreja presente e com futuro. Uma Igreja em caminho de santidade desafiada a testemunhar a fé seguindo o exemplo de São Teotónio, São Frei Gil e da Beata Rita Amada de Jesus.

Que Santa Maria, a Senhora do Altar Mor, a mulher enamorada do Espírito Santo nos ensine a amar a Igreja, as pessoas de modo especial os as famílias, os jovens, os pobres e os mais vulneráveis da sociedade.

† António Luciano,
Bispo de Viseu